Q 10 - Um bloco de massa m 1 está preso a um fio, de comprimento L 1 , que está fixo na outra extremidade. O bloco desloca-se num círculo horizontal, suportado por uma mesa sem atrito. Um segundo bloco, de massa m 2 , está ligado ao primeiro por um fio de comprimento L 2 e também se desloca num círculo, conforme mostrado na figura. Se os dois blocos giram com velocidade angular ω , a tensão no fio de comprimento L 1 , em Newtons, é:

Passo 1

Vamos para cima da questão com tudo!

Para achar a força de tensão T 1 (tensão no fio de comprimento L 1 )vamos fazer primeiro um diagrama de corpo livre dos blocos, para visualizar melhor a situação, temos o seguinte então:

Para que os blocos possam girar, deve haver uma força resultante que aponte para o centro da circunferência que eles descrevem.

Essa força é conhecida como força centrípeta e é dada por:

F c = m v 2 R

Onde v é a velocidade do corpo e R é o raio da circunferência que o corpo descreve. Então tanto a força resultante em m 1 quanto em m 2 é iguala a força centrípeta, mas com valores diferentes para cada um.

Então podemos usar a segunda lei de Newton para avaliar o bloco m 1 e tentar isolar T 1 e calcular seu valor.

Vamos lá então!

Passo 2

Pela segunda lei de Newton para m 1 , temos que:

F R 1 = T 1 - T 2 = m 1 v 1 2 L 1

Usando que v = ω R , temos que:

T 1 - T 2 = m 1 ω L 1 2 L 1

⇒ T 1 = T 2 + m 1 ω 2 L 1

Então precisamos achar quem é T 2 .

Passo 3

Para achar T 2 vamos usar a segunda lei de Newton em m 2 e chagar em uma expressão para T 2 . Temos que:

F R 2 = T 2 = m 2 v 2 2 ( L 1 + L 2 )

Usando que v = ω R , temos que:

T 2 = m 2 ω L 1 + L 2 2 ( L 1 + L 2 )

⇒ T 2 = m 2 ω 2 ( L 1 + L 2 )

Jogando isso na expressão que chegamos para T 1 no passo anterior, ficamos com:

T 1 = m 2 ω 2 ( L 1 + L 2 ) + m 1 ω 2 L 1

Finalizado com sucesso nosso problema!

Resposta

T 1 = m 2 ω 2 ( L 1 + L 2 ) + m 1 ω 2 L 1

Exercícios de Livros Relacionados

Qual é o menor raio de uma curva sem compensação (plana) que permite que um ciclista a 29k m / h faça a curva sem derrapar se o coeficiente de atrito estático entre os pneus e a pista é 0,32 ?
Em um brinquedo de parque de diversão, um carro se move em uma circunferência vertical na extremidade de urna haste rígida de massa desprezível. O peso do carro com os passageiros é 5,0k N e o raio da
Um estudante que pesa 667N está sentado, com as costas eretas, em uma roda-gigante em movimento. No ponto mais alto, o módulo da força normal F N exercida pelo assento sobre o estudante é 556N . (a) O
Frear ou desviar? A Fig. 6-44 mostra uma vista superior de um carro que se aproxima de um muro. Suponha que o motorista começa a frear quando a distância entre o carro e o muro é d =107m , que a massa
Um bonde antigo dobra urna esquina fazendo uma curva plana com 9,1m de raio a 16k m / h . Qual é o ângulo que as alças de mão penduradas no teto fazem com a vertical?