Uma caixa encontra-se sobre um carrossel, a uma distância R do eixo de rotação. Inicialmente todo o sistema encontra-se em repouso. No instante t = 0 o motor do carrossel é ligado e sua velocidade angular ω aumenta linearmente com o tempo, até atingir um valor máximo ω f no instante t = t * , conforme mostrado na figura. Depois disso, a velocidade angular permanece constante neste valor máximo. Suponha que a caixa não escorregue em nenhum momento.

Suponha, agora, que em t = t D a caixa esteja na iminência de escorregar. Se R = 0,1   m , ω f = 5,0   r a d / s e g = 10   m / s 2   , qual é o valor do coeficiente de atrito estático entre a caixa e o carrossel?

(a) 0,01

(b)   0,04

(c)   0,09

(d) 0,12

(e)   0,16

(f) 0,25

(g) 0,30

(h) 0,36

Passo 1

Após t = t * , o carrossel passa a girar com velocidade angular constante.

Assim, o movimento da caixa será um movimento circular uniforme. Logo, a força resultante na caixa será uma força apontando para o centro da trajetória, força centrípeta.

Mas quem é essa força?

A força de atrito né, pois é ela que está mantendo a caixa nessa trajetória circular junto do carrossel.

Passo 2

A força de atrito está atuando como centrípeta, então conseguimos descobrir seu valor igualando à expressão da força centrípeta:

F a t = F c t p

F a t = m v 2 R

Mas como temos informação sobre a velocidade angular ω em vez de v , vamos usar a relação:

v = ω R

Substituindo:

F a t = m ω R 2 R

F a t = m ω 2 R

Passo 3

Como a caixa está na iminência de deslizar, isso significa que a força de atrito estático está em seu valor máximo e com qualquer peteleco a mais a caixa passa a deslizar.

Então, podemos dizer que a F a t vale:

F a t = μ e N

Assim, temos:

μ e N = m ω 2 R

Além disso, a caixa está em equilíbrio vertical, então:

N = P

N = m g

Substituindo isso na expresão, temos:

μ e m g = m ω 2 R

μ e g = ω 2 R

μ e = ω 2 R g

Passo 4

Vamos jogar os valores numéricos e correr pro abraço.

μ e = 5 2 0,1 10

μ e = 25 100

μ e = 0,25

Ficamos com a letra (f).

Resposta

Letra (f)

Exercícios de Livros Relacionados

Qual é o menor raio de uma curva sem compensação (plana) que permite que um ciclista a 29k m / h faça a curva sem derrapar se o coeficiente de atrito estático entre os pneus e a pista é 0,32 ?
Em um brinquedo de parque de diversão, um carro se move em uma circunferência vertical na extremidade de urna haste rígida de massa desprezível. O peso do carro com os passageiros é 5,0k N e o raio da
Um estudante que pesa 667N está sentado, com as costas eretas, em uma roda-gigante em movimento. No ponto mais alto, o módulo da força normal F N exercida pelo assento sobre o estudante é 556N . (a) O
Frear ou desviar? A Fig. 6-44 mostra uma vista superior de um carro que se aproxima de um muro. Suponha que o motorista começa a frear quando a distância entre o carro e o muro é d =107m , que a massa
Um bonde antigo dobra urna esquina fazendo uma curva plana com 9,1m de raio a 16k m / h . Qual é o ângulo que as alças de mão penduradas no teto fazem com a vertical?