Em t = 0   s , um bloco de massa m = 1,0   k g está inicialmente em repouso sobre um plano horizontal e conectado a uma barra rígida de massa desprezível e comprimento R = 1,0   m que pode girar em torno do ponto O. Um torque τ é então aplicado à barra, tal que m possui uma aceleração angular α = 5   r a d / s 2 constante. Existe atrito entre m e a superfície horizontal, tal que os coeficientes de atrito estático e cinético são, respectivamente μ e = 0,4 e μ c = 0,1 . Considere g = 10   m / s 2 .

(c) Suponha agora que a barra rígida suporte uma tração máxima de 100   N . Qual é a maior velocidade v da massa m para que a barra não se rompa?

Passo 1

Primeiro de tudo...

Esse sistema está num plano horizontal. Ou seja, é como se isso estivesse girando horizontalmente em cima de uma mesa, por exemplo.

Essa seria uma imagem da gente olhando a mesa por cima:

Beleza, entendemos isso.

Passo 2

Na letra (c), queremos a máxima velocidade v do bloco para que a força de tração atinja o valor máximo.

Mas como assim?

Bom, a única força atuando na direção do centro da trajetória circular do bloco é essa força de tração da barra:

Então, essa força atua como uma força centrípeta no bloco:

T = F c t p

T = m v 2 R

Passo 3

Assim, basta substituir os valores e achar a que velocidade v a força de tração T atinge o valor de 100   N :

100 = m v 2 R

v 2 = 100 R m

v 2 = 100 1 1

v = 100 = 10   m / s

Resposta

(c)

v = 10   m / s

Exercícios de Livros Relacionados

Qual é o menor raio de uma curva sem compensação (plana) que permite que um ciclista a 29k m / h faça a curva sem derrapar se o coeficiente de atrito estático entre os pneus e a pista é 0,32 ?
Em um brinquedo de parque de diversão, um carro se move em uma circunferência vertical na extremidade de urna haste rígida de massa desprezível. O peso do carro com os passageiros é 5,0k N e o raio da
Um estudante que pesa 667N está sentado, com as costas eretas, em uma roda-gigante em movimento. No ponto mais alto, o módulo da força normal F N exercida pelo assento sobre o estudante é 556N . (a) O
Frear ou desviar? A Fig. 6-44 mostra uma vista superior de um carro que se aproxima de um muro. Suponha que o motorista começa a frear quando a distância entre o carro e o muro é d =107m , que a massa
Um bonde antigo dobra urna esquina fazendo uma curva plana com 9,1m de raio a 16k m / h . Qual é o ângulo que as alças de mão penduradas no teto fazem com a vertical?