Na figura, as duas partículas, A   e B , ligadas por um fio inextensível e de massa desprezível, descrevem trajetórias circulares concêntricas sobre uma superfície horizontal sem atrito. A partícula B está presa por fio, também inextensível e de massa desprezível a um eixo fixo na mesa. Ambas as partículas completam simultaneamente, uma volta a cada segundo e os raios de suas órbitas são r A = 0,60   m e r B = 0,40   m . As massas das partículas são M A = 0,10   k g e M B = 0,050   k g . Sabendo-se que a tensão no fio entre as partículas A e B é igual a 2,4   N , qual é a tensão no fio que liga a partícula B ao eixo?

A) 0,79   N

B) 1,6   N

C) 2,4   N

D) 3,2   N

E) 3,5   N

Passo 1

Bom, ele tá querendo a tração no fio que tá entre B e o centro. Vamos fazer um diagrama de forças. Ah, é bom notar que a tração entre A e B vão ter módulos iguais, pois o fio é ideal, e não temos movimento na direção radial.

Temos então que:

T B A = T A B

Olhando para o corpo B:

Bom, a força resultante na direção radial é a força centrípeta:

F R = F C = m b v b 2 r b

Então:

T B - T B A = m b v b 2 r b

Substiuindo os valores:

T B - 2,4 = 0,05 ( v b 2 ) 0,4

T B = 0,05 ( v b 2 ) 0,4 + 2,4

Agora, temos que descobrir a velocidade de b.

Passo 2

Então, velocidade é o que?

É distância percorrida dividido pelo tempo.

O enunciado fala que o período vale 1   s . O período é o tempo necessário para completar 1 volta. E durante uma volta, o corpo percorre uma distância igual ao comprimento da circunferência, que vale 2 π r .

Então:

v = 2 π r T

v = 2 π r b 1

v = 2 π 0,4 1 = 2,51   m / s

Agora, é só substituir:

T B = 0,05 v b 2 0,4 + 2,4

T B = 0,05 2,51   2 0,4 + 2,4

T B = 3,2   N

Que é a nossa letra D!

Resposta

Alternativa D.

Exercícios de Livros Relacionados

Qual é o menor raio de uma curva sem compensação (plana) que permite que um ciclista a 29k m / h faça a curva sem derrapar se o coeficiente de atrito estático entre os pneus e a pista é 0,32 ?
Em um brinquedo de parque de diversão, um carro se move em uma circunferência vertical na extremidade de urna haste rígida de massa desprezível. O peso do carro com os passageiros é 5,0k N e o raio da
Um estudante que pesa 667N está sentado, com as costas eretas, em uma roda-gigante em movimento. No ponto mais alto, o módulo da força normal F N exercida pelo assento sobre o estudante é 556N . (a) O
Frear ou desviar? A Fig. 6-44 mostra uma vista superior de um carro que se aproxima de um muro. Suponha que o motorista começa a frear quando a distância entre o carro e o muro é d =107m , que a massa
Um bonde antigo dobra urna esquina fazendo uma curva plana com 9,1m de raio a 16k m / h . Qual é o ângulo que as alças de mão penduradas no teto fazem com a vertical?