Uma partícula se move sobre uma calha horizontal lisa com velocidade constante de módulo desconhecida. A calha horizontal transforma-se, suavemente, a partir do ponto A, em uma calha semicircular de raio R, tal como indicado na figura. Após percorrer toda a calha semicircular, a partícula deixa a calha no ponto B, que se encontra exatamente acima do ponto A, com velocidade horizontal de módulo v0 e cai de volta na calha horizontal em um ponto P. As calhas estão orientadas de modo que todo o movimento da partícula se passa num mesmo plano vertical. Considere desprezível o atrito entre a partícula e as calha em todos os momentos (entre os pontos A e B). Considere como dados do problema R , v 0 e a aceleração da gravidade g .

d) Determine o módulo da força que a calha semicircular exerce sobre a partícula quando essa passa pelo ponto B.

e) A partícula possui velocidade de módulo igual, maior ou menor que v 0 ao passar pelo ponto Q? Justifique claramente sua resposta.

Passo 1

Na letra (d), queremos o módulo da força normal no ponto B .

Nesse ponto, temos a força peso P → apontando para baixo e temos a força normal N → perpendicular à calha, ou seja, também apontando para baixo:

Como a partícula está realizando uma trajetória circular, a força resultante sobre ela deve atuar como força centrípeta:

F R = F c t p

N + P = m v 2 r

Passo 2

A velocidade da partícula no ponto B é v 0 e o raio da trajetória circular é R :

N + P = m v 0 2 R

N = m v 0 2 R - P

N = m v 0 2 R - m g

Pronto, achamos a força que a calha exerce sobre a partícula.

Passo 3

Na letra (e), queremos saber se no ponto Q a velocidade é maior, menor ou igual a v 0 .

Conforme a partícula vai subindo a calha, a força normal está sempre perpendicular a sua velocidade, então ela não altera seu módulo.

Em contrapartirda, a força peso aponta para baixo durante todo o movimento. Assim, essa força vai ter uma componente gerando uma aceleração na direção contrária à velocidade, fazendo-a diminuir.

Assim, conforme a partícula vai subindo a calha, sua velocidade vai diminuindo em módulo.

Logo a velocidade no ponto Q é maior que no ponto B ( v 0 ).

Dá pra pensar na vida real também. Quando subimos uma rampa de bicicleta, nossa velocidade vai diminuindo se não estivermos pedalando hahah.

Resposta

(d) N = m v 0 2 R - m g

(e) Logo a velocidade no ponto Q é maior que v 0 .

Exercícios de Livros Relacionados

Qual é o menor raio de uma curva sem compensação (plana) que permite que um ciclista a 29k m / h faça a curva sem derrapar se o coeficiente de atrito estático entre os pneus e a pista é 0,32 ?
Em um brinquedo de parque de diversão, um carro se move em uma circunferência vertical na extremidade de urna haste rígida de massa desprezível. O peso do carro com os passageiros é 5,0k N e o raio da
Um estudante que pesa 667N está sentado, com as costas eretas, em uma roda-gigante em movimento. No ponto mais alto, o módulo da força normal F N exercida pelo assento sobre o estudante é 556N . (a) O
Frear ou desviar? A Fig. 6-44 mostra uma vista superior de um carro que se aproxima de um muro. Suponha que o motorista começa a frear quando a distância entre o carro e o muro é d =107m , que a massa
Um bonde antigo dobra urna esquina fazendo uma curva plana com 9,1m de raio a 16k m / h . Qual é o ângulo que as alças de mão penduradas no teto fazem com a vertical?