O pêndulo da figura abaixo é formado por uma haste rígida de massa desprezível, com uma bola de massa M em sua extremidade. A bola na extremidade do pêndulo descreve um arco de círculo de raio R que atinge a sua altura máxima no ponto B.

Sobre as forças que agem sobre a bola, escolha a alternativa correta:

(A) No ponto A, a tração da haste é igual à força da gravidade sobre a bola.

(B) No ponto A, a tração da haste é maior do que a força da gravidade sobre a bola.

(C) No ponto B, a tração da haste é nula.

(D) No ponto A, a força resultante sobre o pêndulo é nula.

(E) As forças que atuam sobre a bola são a gravidade, a tração da haste e a força centrípeta

Passo 1

No ponto A, temos a força peso e a força de tração atuando na bolinha.

Caso a bolinha estivesse em repouso nessa posição, as forças teriam que ser iguais para que ela estivesse em equilíbrio:

Entretanto, a bolinha passa por A com velocidade fazendo um movimento circular.

Assim, a força resultante sobre ela deve atuar como força centrípeta, portanto a força apontando para o centro da trajetória (tração) deve ser maior:

Nossa resposta é a alternativa (B).

Enquanto as alternativas (A) e (D) estão incorretas.

Passo 2

No ponto B, a tração da haste não é nula:

No ponto B (amplitude máxima), há um equilíbrio de forças na direção radial.

Isso acontece porque a velocidade da bolinha é zero, ou seja, não deve haver nenhuma força resultante atuando como centrípeta.

A alternativa (C) está incorreta.

Passo 3

Já a alternativa (E) está incorreta porque a força centrípeta não é uma força literalmente.

Como assim?

A força centrípeta é um valor de força resultante apontando para o centro que a bolinha sofre ao realizar uma trajetória circular.

Ou seja, outras forças como a força peso e a força de tração estão dando uma resultante que atua como força centrípeta... sacou?

Resposta

Letra (B)

Exercícios de Livros Relacionados

Qual é o menor raio de uma curva sem compensação (plana) que permite que um ciclista a 29k m / h faça a curva sem derrapar se o coeficiente de atrito estático entre os pneus e a pista é 0,32 ?
Em um brinquedo de parque de diversão, um carro se move em uma circunferência vertical na extremidade de urna haste rígida de massa desprezível. O peso do carro com os passageiros é 5,0k N e o raio da
Um estudante que pesa 667N está sentado, com as costas eretas, em uma roda-gigante em movimento. No ponto mais alto, o módulo da força normal F N exercida pelo assento sobre o estudante é 556N . (a) O
Frear ou desviar? A Fig. 6-44 mostra uma vista superior de um carro que se aproxima de um muro. Suponha que o motorista começa a frear quando a distância entre o carro e o muro é d =107m , que a massa
Um bonde antigo dobra urna esquina fazendo uma curva plana com 9,1m de raio a 16k m / h . Qual é o ângulo que as alças de mão penduradas no teto fazem com a vertical?