Um planeta de massa M   =   6 m possui dois satélites de massas iguais a m percorrendo a mesma órbita circular de raio r . Sabe-se que os satélites estão sempre em posições diametralmente opostas. Nos itens abaixo dê suas respostas em termos de m ,   r e da constante universal da gravitação G .

( a ) Determine o módulo da força gravitacional que atua em cada satélite.

( b ) Calcule o período de revolução do sistema.

Passo 1

a   O satélite sofrerá ação da força causada pelo planeta e pelo outro planeta. Assim, vamos calcular cada uma dessas forças e depois soma-las, sabendo que a como eles são iguais, a força que atuar em um terá módulo igual a que atua no outro, bastando assim calcular a força para um satélite.

Primeiro vamos calcular a força causada pelo planeta.

F p = G m 6 m r 2 = 6 G m 2 r 2

Agora a força causada pelo outro satélite. Sendo que os satélites estão afastados de 2 r .

F s = G m m 2 r 2 = G m 2 4 r 2

Somando as duas forças a força resultante sobre um satélite é de:

F r = F p + F s

F r = 6 G m 2 r 2 + G m 2 4 r 2

F r = G m 2 r 2 6 + 1 4

F r = G m 2 r 2 25 4

Passo 2

b   Agora temos que lembrar de movimento circular. Em vários ramos da física usamos o conceito de período e frequência e sabemos que um é o inverso do outro.

T = 1 f

No movimento angular, temos uma variável bem famosa que é a velocidade angular e ela é dada pela frequência, pela fórmula:

ω = 2 π . f

Ela também pode ser escrita como:

ω = v r

Outra coisa importantíssima no movimento circular é a que para que haja o movimento é necessário a força centrípeta. Que vale:

F c = m v 2 r

Podemos escreve-la em função da velocidade angular, assim:

F c = m r ω 2

Passo 3

Bem feita a revisão de movimento circular, podemos começar a fazer a questão, como o enunciado quer o período T e a única coisa que temos é que o satélite executa um movimento circular, então vamos partir dae.

Para que haja o movimento circular devemos ter força centrípeta. Como a única força atuante nesse sistema é a força gravitacional ela será a força centrípeta. Assim:

F c = G m 2 r 2 25 4

Mas na revisão vimos que ela também vale

F c = m r ω 2

Então

F c = m r ω 2 = G m 2 r 2 25 4

Assim, podemos isolar a velocidade angular

ω = 25 G m 4 r 3 = 5 2 r G m r

Sabendo o valor da velocidade angular, conseguimos descobrir a frequência:

f = ω 2 π = 5 4 π r G m r

E agora para terminar, vamos inverter o valor que temos para descobrirmos o período:

T = 1 f = 4 π r 5 r G m

Resposta

a   F r = G m 2 r 2 25 4

( b )   T = 4 π r 5 r G m

Exercícios de Livros Relacionados

Qual é o menor raio de uma curva sem compensação (plana) que permite que um ciclista a 29k m / h faça a curva sem derrapar se o coeficiente de atrito estático entre os pneus e a pista é 0,32 ?
Em um brinquedo de parque de diversão, um carro se move em uma circunferência vertical na extremidade de urna haste rígida de massa desprezível. O peso do carro com os passageiros é 5,0k N e o raio da
Um estudante que pesa 667N está sentado, com as costas eretas, em uma roda-gigante em movimento. No ponto mais alto, o módulo da força normal F N exercida pelo assento sobre o estudante é 556N . (a) O
Frear ou desviar? A Fig. 6-44 mostra uma vista superior de um carro que se aproxima de um muro. Suponha que o motorista começa a frear quando a distância entre o carro e o muro é d =107m , que a massa
Um bonde antigo dobra urna esquina fazendo uma curva plana com 9,1m de raio a 16k m / h . Qual é o ângulo que as alças de mão penduradas no teto fazem com a vertical?