O deslocamento de uma corda vibrante em função da posição num certo instante é mostrado na figura. A onda viaja na direção positiva do eixo x com velocidade de 10 cm/s. A e B são dois pontos da corda. Determine (a) a frequência da onda e (b) a diferença de fase entre o ponto B e o potno A.

Passo 1

E aí, galerinha! Tudo na paz por aí?

Agora estamos no assunto de ondas de física \o/

Primeiro de tudo a gente tem que saber identificar o que o enunciado tá pedindo pra gente encontra, certo? Na letra (a) e (b) ele pede respectivamente a frequência da onda e a diferença de fase entre o ponto B e A.

A frequência de uma onda é dada por:

f = λ v

Onde λ e v são o comprimento de onda e velocidade, que foram dados de forma direta e indireta no enunciado. A velocidade foi dita ser 10   c m / s , enquanto que o comprimento de onda é a distância entre as duas cristas ou dois vales de uma onda.

Nesse caso:

λ = 7,5 - 1,5 = 6   c m

Por sua vez, a diferença de fase é calculada por:

Δ ϕ = k x B - x A

Onde k = 2 π / λ

Com as nossas fórmulas na mão, agora, bora cair no braço com essa questão!!

Passo 2

Bem, dado a velocidade v = 10   c m / s e calculado λ = 6   c m , a letra (a) pode ser calcuada, certo?

  1. f = v λ = 10 6 = 1,7   H z

Agora que temos o valor de λ também podemos calcular o valor da diferença de fases:

Δ ϕ = 2 π 6 x B - x A

Onde x B e x A representam as distâncias dos pontos A e B .

Δ ϕ = 2 π 6 13,5 - 10,5

Δ ϕ = π   r a d

UHUUUULLL! Essa questão deu um sustinho no início, mas funcionou \o/

Resposta

f = 1,7   H z

Δ ϕ = π   r a d

Exercícios de Livros Relacionados

13.1. A corda de um piano emite um lá médio vibrando com uma frequência primaria igual a 220 Hz. a) Calcule o período e a frequência angular. b) Calcule a frequência angular de uma soprano emitindo um
Feixes de laser enviados para a Lua são um recurso rotineiro para se determinar com precisão a distância entre a Terra e a Lua. No entanto, para determinar a distancia com precisão, correções devem se
Use a equação de onda para determinar a velocidade de uma onda dada por y x , t = 3,00m m sen ⁡ [ 4,00m - 1 x - 7,00s - 1 t ] .
Se, no exemplo 15.3 você não desprezasse a massa da corda, qual seria a velocidade da ondaNa extremidade inferior da corda;No meio da corda;Na extremidade superior da corda?
Um oscilador harmônico simples em x = 0 gera uma onda em uma corda. O oscilador opera em uma frequência de 40 H z e com uma amplitude de 3 c m . A corda possui uma densidade linear de 50 g / c m e est