Uma onda progressiva se propaga para a direita em uma corda esticada como mostrado na figura abaixo. A imagem mostra uma foto instantânea do pulso em um certo instante de tempo. Os pontos A, B e C são pontos que representam partículas da corda. Qual opção abaixo corretamente descreve como as partículas na corda estão se movendo entre A e B, e entre B e C?

Passo 1

A ideia básica dessa questão é você imaginar na sua mente a onda se propagando pra direita.

Como assim?

Bom, é só imaginar aquela figura ali de cima indo para a direita.

Passo 2

Bom, vamos pensar num ponto entre A e B . Como a onda está indo para a direita, a tendência dele é subir. Por quê? Bom, por que os pontos que estão logo antes desse ponto estão acima dele. Mais ou menos assim:

Tá vendo? O macete é imaginar a figura da onda um pouquinho deslocada para frente. Onda deslocada foi representada por uma linha pontilhada. Pela figura acima, você pode ver que os pontos entre A   e   B subirão enquanto os pontos entre B   e   C descerão.

Assim:

b)

Resposta

b)

Exercícios de Livros Relacionados

13.1. A corda de um piano emite um lá médio vibrando com uma frequência primaria igual a 220 Hz. a) Calcule o período e a frequência angular. b) Calcule a frequência angular de uma...
Feixes de laser enviados para a Lua são um recurso rotineiro para se determinar com precisão a distância entre a Terra e a Lua. No entanto, para determinar a distancia com precisão...
Use a equação de onda para determinar a velocidade de uma onda dada por y x , t = 3,00   m m sen ⁡ [ 4,00   m - 1 x - 7,00   s - 1 t ] .
Se, no exemplo 15.3 você não desprezasse a massa da corda, qual seria a velocidade da ondaNa extremidade inferior da corda;No meio da corda;Na extremidade superior da corda?