Uma barra de massa M = 5 k g e comprimento L = 1 m roda livremente em um eixo localizado em uma de suas laterais. A barra é solta da posição horizontal. Qual a aceleração angular quando a barra faz um ângulo de 30º com a vertical. Considere que o momento de inércia de uma barra em torno do centro de massa é M L 2 / 12 .

a) 3,3 r a d / s 2

b) 6,6 r a d / s 2

c) 10 r a d / s 2

d) 7,5 r a d / s 2

e) 15 r a d / s 2

Passo 1

Essa questão nos pede a aceleração angular da barra. Para encontrar essa aceleração angular, precisamos encontrar o torque resultante sobre ela, para isso, vamos dar uma olhada no diagrama do corpo livre dela:

Beleza, vamos analisar então os torques em função do eixo de rotação dela. Olha aí, que essa normal não vai gerar torque, por que ela está bem em cima do eixo de rotação.

τ r e s = P L 2 s e n θ = I α

Mas cuidado agora, por que esse momento de inércia aí, tem que ser em relação ao eixo de rotação, e o momento de inércia dado é em relação do centro de massa da barra.

Passo 2

Calma, não se desespera.

Para encontrar o momento de inércia em relação ao eixo que passa em sua extremidade, é só fazer o Teorema dos Eixos Paralelos.

I ' = I c m + m d 2

I ' = M L 2 12 + M L 2 2 = M L 2 3

Passo 3

Agora é só correr pro abraço:

P L 2 s e n θ = I α

1 2 M g L s e n θ = M L 2 3 α

1 2 * 10 * 1 * s e n 30 º = 1 2 3 α

α = 7,5 r a d / s 2

Resposta

Letra d)

Exercícios de Livros Relacionados

Em uma rasteira de judô, você tira o apoio do pé esquerdo do adversário e, ao mesmo tempo, puxa seu quimono para o lado sem apoio. Em consequência, o lutador gira em torno do pé direito e cai no tatam
Se um torque de 32,0 N.m exercido sobre uma roda produz uma aceleração angular de 25,0 rad/s2, qual é o momento de inércia da roda?
Duas forças agem sobre um corpo. Quais das seguintes afirmações estão corretas?(a) O corpo está em equilíbrio se as forças são iguais em módulo e contrárias em direção.(b) O corpo está em equilíbrio s
Uma polia, com um momento de inércia de 1,0 X 10- 3 kg · m2 em relação ao eixo e um raio de 10 cm, é submetida a uma força aplicada tangencialmente à borda. O módulo da força varia no tempo de acordo
Na figura abaixo, um cilindro com uma massa de 2,0k g pode girar em torno do eixo central, que passa pelo ponto O. As forças mostradas têm os seguintes módulos: F → 1 = 6,0N , F → 2 = 4,0N , F → 3 = 2