Q 4 - Considere uma bola de massa m fixa em uma semi-circunferência rígida de raio R e de massa muito menor que a massa da bola. Inicialmente o dispositivo é abandonado de acordo com a figura, onde θ = 30 ° , e rola sem deslizar sobre a superfície horizontal.

a ) Desenhe o diagrama de corpo livre do sistema bola + semi-circunferência, e escreva as equações de movimento do sistema (não precisa resolvê-las).

b ) Desenhe o diagrama de corpo livre estendido, e complemente as equações do item anterior com a equação para rotações (não precisa resolvê-las).

Passo 1

Vem comigo que a gente se livra dessa juntos!

Para montar o digrama de corpo livre e escrever a equações que os itens do enunciado pedem, temos que avaliar as forças que agem no sistema.

Vamos atrás disso então!

Passo 2

Primeiro vamos ver o item ( a ) .

No sistema massa + semi-circunferência, temos apenas a força peso que age no sistema que aponta para baixo, a força de atrito que faz com que o sistema gire sem deslizar e aponta para a direita e por último a normal que aponta para cima.

Então o diagrama fica da seguinte forma:

E agora as equações de movimento teremos uma na direção x e outra na direção y . Na direção x temos apenas a força de atrito e na direção y temos a força peso e a força normal, assim:

m a x = f a

m a y = P - N

Passo 3

Agora vamos atrás do diagrama de corpo livre estendido. Esse diagrama seria de cada corpo do sistema, mas como só a massa que está fixa tem massa não desprezível, então basta fazer o diagrama dela.

Vamos fazer o digrama com ela na posição mostrada na figura do enunciado.

Agora a equação de movimento para rotação se dar que o torque resultante é igual a soma dos torques realizados pelas forças que agem na massa m .

Olhando o diagrama podemos ver que as únicas forças que causam torque na massa é a força de atrito e a componente de P que é perpendicular a reta que liga o centro e a massa.

A força de atrito causa um torque negativo, e a componente da força peso realiza um torque positivo. Assim:

I α = P cos ⁡ θ R - f a R

Resposta

( a )

m a x = f a

m a y = P - N

( b )

I α = P cos ⁡ θ R - f a R

Exercícios de Livros Relacionados

Em uma rasteira de judô, você tira o apoio do pé esquerdo do adversário e, ao mesmo tempo, puxa seu quimono para o lado sem apoio. Em consequência, o lutador gira em torno do pé direito e cai no tatam
Se um torque de 32,0 N.m exercido sobre uma roda produz uma aceleração angular de 25,0 rad/s2, qual é o momento de inércia da roda?
Duas forças agem sobre um corpo. Quais das seguintes afirmações estão corretas?(a) O corpo está em equilíbrio se as forças são iguais em módulo e contrárias em direção.(b) O corpo está em equilíbrio s
Uma polia, com um momento de inércia de 1,0 X 10- 3 kg · m2 em relação ao eixo e um raio de 10 cm, é submetida a uma força aplicada tangencialmente à borda. O módulo da força varia no tempo de acordo
Na figura abaixo, um cilindro com uma massa de 2,0k g pode girar em torno do eixo central, que passa pelo ponto O. As forças mostradas têm os seguintes módulos: F → 1 = 6,0N , F → 2 = 4,0N , F → 3 = 2