14 - Um capacitor e um indutor estão conectados em série, conforme mostra a figura. No instante t = 0   a corrente elétrica no circuito é nula, mas o capacitor está totalmente carregado.

Se T é o período de oscilação, a próxima vez, após t=0, que a tensão no indutor será máxima ocorre no instante

  1. t = T / 4
  2. t = T / 2
  3. t = T
  4. t = 2 T
  5. t = 4 T

Passo 1

Ora, um período T de oscilação acontece quando o a corrente sai de um lado vai para o outro e depois volta. Então vamos analisar o caso!

No instante t = 0 , o capacitor está completamente carregado e, portanto, a tensão em cima do indutor é máxima já que a tensão no indutor é a mesma que está no capacitor só que de diferentes sentidos:

Quando a corrente de elétrons sair do lado direito e passar para o lado esquerdo as tensões trocam de polarização, mas continuam sendo a máxima:

Ora, se completou um período T ? Não! Afinal o período é quando a carga negativa volta para onde ela estava (essa posição é quando t = T / 2 ). Mas, entretanto, mesmo não sendo um período, a tensão já é máxima sobre o indutor, só que de sentido oposto. Saca?

Então, o instante após t = 0 que a tensão é máxima no indutor é t = T / 2 .

Resposta

Letra B.

Exercícios de Livros Relacionados

Um indutor é ligado a um capacitor cuja capacitância pode ser ajustada através de um botão. Queremos que a frequência deste circuito LC varie linearmente com o ângulo de rotação do botão, de 2 × 10 5
Se a tensão rms em um circuito ac é duplicada, a tensão de pico é a duplicada. b reduzida a metade. c aumentada por um fator 2 . d permanece inalterada.
Considere que você aumenta a taxa de rotação da bobina no gerador mostrado no circuito simples na figura 29 - 29 . Então, a corrente rms a aumenta b não varia c pode aumentar ou diminuir dependendo da
35- ( a ) Aplicando as equações ( 30.21 ) e ( 30.23 ) para um circuito L - C , escreva expressões para a energia armazenada em um capacitor em função do tempo e para a energia armazenada em um indutor
37- Mostre que sqrt(L C) possui unidades de tempo.