Considere o circuito LC ideal ilustrado na figura abaixo. O capacitor é previamente carregado com a chave na posição 'a'. Analise as seguintes afirmações sobre o circuito após a chave ser girada para a posição 'b':

I - A diferença de potencial elétrico no indutor é máxima quando a corrente elétrica é máxima;

II - A energia armazenada no capacitor é nula quando a corrente elétrica é máxima;

III - A energia armazenada no indutor é nula quando a corrente elétrica é nula.

São CORRETAS as afirmações:

A) I e II

B) II e III

C) I e III

D) I, II e III

E) II, apenas

Passo 1

Eaee!!! Belezinha? Olha.. basicamente nessa questão temos um circuito LC com o capacitor carregado e a chave se encontra no ponto a .

Aí eu te pergunto: o que acontece, de acordo com as afirmações dadas na questão, quando a chave passa para o lado b do circuito?

Passo 2

Assim, na afirmação I diz que “A diferença de potencial elétrico no indutor é máxima quando a corrente elétrica é máxima”.

Bom... quando a corrente elétrica é máxima em um indutor, ele se comporta como um curto-circuito, apresentando, portanto, tensão nula!!

Assim, essa afirmação é FALSA!!

Passo 3

Ainda, na afirmação II, vemos que “A energia armazenada no capacitor é nula quando a corrente elétrica é máxima”.

Bom... um capacitor apresenta corrente máxima apenas no início de seu processo de carregamento, consequentemente, no momento em que possui energia nula!

Assim, essa afirmação é VERDADEIRA!!

Passo 4

Por fim, na afirmação III temos que “A energia armazenada no indutor é nula quando a corrente elétrica é nula.”

Um indutor carregado apresenta corrente máxima quando está carregado, sendo tratado como curto-circuito. Consequentemente, quando ele está descarregado, sua corrente é mínima!

Dessa forma, essa afirmação está CORRETA!!

Entendeu direitinho? Responde aee ;)

Resposta

B) II e III

Exercícios de Livros Relacionados

Um indutor é ligado a um capacitor cuja capacitância pode ser ajustada através de um botão. Queremos que a frequência deste circuito LC varie linearmente com o ângulo de rotação do botão, de 2 × 10 5
Se a tensão rms em um circuito ac é duplicada, a tensão de pico é a duplicada. b reduzida a metade. c aumentada por um fator 2 . d permanece inalterada.
Considere que você aumenta a taxa de rotação da bobina no gerador mostrado no circuito simples na figura 29 - 29 . Então, a corrente rms a aumenta b não varia c pode aumentar ou diminuir dependendo da
35- ( a ) Aplicando as equações ( 30.21 ) e ( 30.23 ) para um circuito L - C , escreva expressões para a energia armazenada em um capacitor em função do tempo e para a energia armazenada em um indutor
37- Mostre que sqrt(L C) possui unidades de tempo.