Uma viga metálica de 400 kg e 4 m de comprimento estende-se horizontalmente, perpendicular à parede onde está presa. Um trabalhador de massa 70 kg está sentado na extremidade livre da viga. Qual o torque total sobre a viga em torno do ponto onde ela está presa na parede?

Passo 1

Primeiro passo aqui é a gente desenhar o que está rolando nesse exercício. Na verdade, sempre é bom desenhar para resolver questão de física!

Para calcularmos o torque, precisamos fazer o DCL sobre essa viga.

Passo 2

Fazendo um DCL, considerando o peso do trabalhador, o peso da viga e a normal que a parede faz sobre a viga para que ela não caia, teremos:

Repare que o peso da viga, nós colocamos atuando no seu centro de massa, que no caso, por ser uma viga homogênea, fica no seu meio.

Calculando o torque em relação ao ponto de contato da viga com a parede (marcado no DCL por um X) e considerando a direção para fora do papel (direção anti-horária) como positivo, teremos:

τ R = P T * 4 * s e n 90 º + P V * 2 * s e n 90 º

τ R = 70 * 9,8 * 4 + 400 * 9,8 * 2 = 10,6   .   10 3   N m

Resposta

τ = 1,1   .   10 4 N m

Exercícios de Livros Relacionados

Em uma rasteira de judô, você tira o apoio do pé esquerdo do adversário e, ao mesmo tempo, puxa seu quimono para o lado sem apoio. Em consequência, o lutador gira em torno do pé direito e cai no tatam
Se um torque de 32,0 N.m exercido sobre uma roda produz uma aceleração angular de 25,0 rad/s2, qual é o momento de inércia da roda?
Duas forças agem sobre um corpo. Quais das seguintes afirmações estão corretas?(a) O corpo está em equilíbrio se as forças são iguais em módulo e contrárias em direção.(b) O corpo está em equilíbrio s
Uma polia, com um momento de inércia de 1,0 X 10- 3 kg · m2 em relação ao eixo e um raio de 10 cm, é submetida a uma força aplicada tangencialmente à borda. O módulo da força varia no tempo de acordo
Na figura abaixo, um cilindro com uma massa de 2,0k g pode girar em torno do eixo central, que passa pelo ponto O. As forças mostradas têm os seguintes módulos: F → 1 = 6,0N , F → 2 = 4,0N , F → 3 = 2