15. Duas curvas de nível podem se interceptar? Justifique sua resposta.

Passo 1

Fala aí! Tudo certinho? Esta questão está um pouco complicada? Relaxa que vamos tentar te ajudar. 😎

Nesse problema queremos responder apenas se é possivel ou não duas curvas de nível se interceptar.

E aí, o que você acha? 👀

Passo 2

Duas curvas de nível podem se interceptar? Essa é uma questão interessante que envolve o conceito de curvas de nível, que são linhas que unem pontos com a mesma altitude (ou mesmo valor de uma determinada variável) em um terreno ou superfície.

Por exemplo, em um mapa topográfico, as curvas de nível representam pontos de igual elevação do terreno.

A resposta para a sua pergunta é: não, duas curvas de nível não podem se interceptar. Isso porque, se elas se interceptassem, o ponto de intersecção teria duas altitudes diferentes, o que é impossível. Imagine que você está em um ponto onde duas curvas de nível se cruzam.

Qual seria a sua altitude? Seria a mesma das duas curvas? Isso não faz sentido, pois cada curva tem um valor diferente da variável (por exemplo, a elevação).

Na prática, a única exceção para essa regra é quando as curvas de nível representam uma descontinuidade no terreno, como uma falha geológica ou um corte artificial. Nesse caso, as curvas de nível podem se cruzar, mas devem ser representadas com uma linha tracejada ou pontilhada para indicar que há uma mudança abrupta na altitude.

Fim! Iae, o que achou? Responde Aí! 😁

Resposta

Não, pois curvas de níveis possuem alturas diferentes.