Um carrossel tem raio de 4,0 m e momento de inércia em relação ao seu eixo de 200 k g m 3 . O carrossel está inicialmente em repouso quando uma menina de 25 k g começa a caminhar sobre o carrossel com velocidade de 1,8 m / s   em relação ao solo, tangente ao círculo de raio 2,0 m e concêntrico com o carrossel. Considere a menina como uma partícula e despreze o atrito no eixo do carrossel.

  1. A partir do instante em que a meina inicia a caminhada, qual o torque resultante externo, sobre o sistema {carrossel + menina}, em relação ao eixo do carrossel?
  2. Calcule a velocidade angular do carrossel.
  3. O que acontecerá com o carrossel se inicialmente, ao invés de caminhar na direção tangencial, a menina caminhasse em direção ao centro do carrossel (direção radial)?

Passo 1

Bem, não temos forças externas, sendo assim, o torque é zero.

τ = F ∙ d

τ = 0

Passo 2

Falou em velocidade angular e rotação, momento angular!

Primeiro vamos começar pelo carrossel. Ao invés de fórmula, vamos pensar.

Vimos na letra a) que o torque é zero. Sabemos também que isto leva a uma conservação do momento angular, isto é, o momento angular antes da menina subir e o momento angular depois da menina subir tem valores iguais. Bem, o enunciado diz que o carrossel estava inicialmente em repouso, certo? Logo, seu momento angular inicial é zero. Consequentemente, vimos que o seu momento angular final também é zero.

Agora vamos para o momento angular da menina:

L m = d ∙ p

L m = 2 ∙ 25 ∙ 1,8

L m = 90   k g m 2 / s

Passo 3

Basta agora calcularmos o momento angular do sistema, que é a somo dos momentos angulares:

L = L c a r + L m

L = 90   k g m 2 / s

Mas e a velocidade angular?

L = d ∙ p = I ∙ ω

90 = 200 ∙ ω

ω = 0,45   r a d / s  

Passo 4

Vamos lá, a menina mudar de direção não altera o fato que não termos forças externas atuando no sistema. Com isso, nada iria mudar e o carrossel permaneceria em repouso.

Resposta

  1. τ = 0
  2. ω = 0,45   r a d / s
  3. Nada.

Exercícios de Livros Relacionados

Um bloco homogênea de granito em forma de livro possui faces de 20c m por 15c m e uma espessura de 1,2c m . A massa específica (massa por unidade de volume) do granito é 2,64g / c m 3 . O bloco gira e
10.19E Calcule o momento angular orbital da Terra em termos da constante de Planck.
Um ponto na borda de um rebolo com 0,75m de diâmetro muda de velocidade, a uma taxa constante, de 12m / s para 25m / s em 6,2s . Qual é a aceleração angular média do rebolo?
Em um certo instante, uma partícula de 0,80k g está situada na posição r → = 2,0m i ^ + 3,0m j ^ . O momento linear da partícula está no plano x y e tem um módulo de 2,4k g ∙ m / s e uma direção de 11
Em um certo instante, a força F → = 4 j → N age sobre um objeto de 0,25 k g cujo vetor posição é r → = 2 i → - 2 k → e cujo vetor velocidade é v → = - 5 i → + 5 k → . Em relação à origem e em termos d