Passo 1

Galera, a corrente de deslocamento é uma abstração e possui o mesmo valor que a corrente que passa no fio ao redor do capacitor:

Imaginem como que se fosse a corrente que passaria caso a corrente I , ao invés de carregar o capacitor, atravessasse ele:

I D = I

Passo 2

Então queremos a corrente máxima do circuito certo? Essa corrente vai automaticamente ser igual à corrente de deslocamento.

O lance agora é pensar em impedâncias: ela é tipo uma resistência e funciona dentro de tipo uma lei de Ohm:

V M = Z . I M

Só que não falamos em tensão e corrente. Falamos de algo um pouquinho diferente: falamos de tensão máxima e de corrente máxima nessa equação.

Precisamos saber a impedância equivalente do circuito. Ela é determinada vendo o módulo do fasor que soma a resistência com a impedância do capacitor.

Como esses fasores formam entre si um ângulo reto, a resposta pode ser descoberta por Pitágoras:

Z = R 2 + X C 2 = 30 2 + 4 0 2 = 50 Ω → I M = V M Z = 30 50 = 0,6 A

Resposta

Letra (c).

Exercícios de Livros Relacionados

Na Fig. 31-37, um gerador trifásico G produz energia elétrica que é transmitida através de três fios. Os potenciais dos três fios (em relação a uma referência comum) são V 1 = As e nω t para o fio 1,
Que corrente contínua produz a mesma energia térmica, em um certo resistor, que uma corrente alternada com um valor máximo de 2,60A ?
A figura 31-35 mostra um gerador de CA ligado aos terminais de uma “caixa-preta”. A caixa contém um circuito R L C , possivelmente com mais de uma malha, cujos elementos e ligações são desconhecidos.
Um dimmer típico, com os que são usados para regular a luminosidade das lâmpadas do palco nos teatros, é composto por um indutor variável L (cuja indutância pode ser ajustada entre zero e L m a x ) li
Um gerador de CA alimenta uam carga resistiva em uma fábrica distante através de uma linha de transmissão de dois cabos. Na fábrica, um transformador abaixador de tensão reduz a tensão do valor de tra