Em um circuito LC contendo um indutor ideal de L = 36   m H e um capacitor de C = 4,0   m F , a carga máxima do capacitor é 36   m C durante as oscilações. Qual é a corrente máxima através do indutor durante as oscilações?

  1. 9,0   A
  2. 6,0   A
  3. 4,0   A
  4. 3,0   A
  5. 2,0   A

Passo 1

Aqui é importante termos em mente uma característica muito importante de circuitos LC: a carga elétrica q ( t ) que vai se acumulando nas placas do capacitor oscila senoidalmente no tempo de acordo com:

q t = Q m a x cos ⁡ ω 0 t + ϕ ,

sendo ω 0 = 1 / L C a frequência angular dessa oscilação e ϕ sua fase.

Como a corrente é dada pela taxa de variação da carga com o tempo, temos o seguinte

i t = d q t d t = - Q m a x ω 0 sin ⁡ ω 0 t + ϕ ,  

que nos mostra que a corrente também oscila no tempo no circuito. Portanto, para sabermos o valor máximo I m a x dessa corrente, basta pegarmos o maior valor que a corrente pode ter na expressão acima:

I m a x = Q m a x ω 0 = Q m a x L C   .

Passo 2

Bom, só precisamos, agora, colocar os valores que a questão fornece para nós. Fazendo isso, chegaremos a

I m a x = 36 × 10 - 3 36 × 10 - 3 4 × 10 - 3 ⇒ I m a x = 3,0   A   .

Repara que para vermos qual é o valor máximo para a corrente, não precisamos saber o valor da fase ϕ , ou seja, independente do valor de ϕ , I m a x = 3   A .

Resposta

Letra d.

Exercícios de Livros Relacionados

Na Fig. 31-37, um gerador trifásico G produz energia elétrica que é transmitida através de três fios. Os potenciais dos três fios (em relação a uma referência comum) são V 1 = As e nω t para o fio 1,
Que corrente contínua produz a mesma energia térmica, em um certo resistor, que uma corrente alternada com um valor máximo de 2,60A ?
A figura 31-35 mostra um gerador de CA ligado aos terminais de uma “caixa-preta”. A caixa contém um circuito R L C , possivelmente com mais de uma malha, cujos elementos e ligações são desconhecidos.
Um dimmer típico, com os que são usados para regular a luminosidade das lâmpadas do palco nos teatros, é composto por um indutor variável L (cuja indutância pode ser ajustada entre zero e L m a x ) li
Um gerador de CA alimenta uam carga resistiva em uma fábrica distante através de uma linha de transmissão de dois cabos. Na fábrica, um transformador abaixador de tensão reduz a tensão do valor de tra