Uma bola rola rampa acima, como ilustra a figura . Qual dos gráficos abaixo melhor representa a sua aceleração em função do tempo?

Passo 1

Temos que prestar atenção em qual gráfico estamos querendo.

Queremos a aceleração em função do tempo.

Como a questão não diz nada sobre atrito, temos que nas duas superfícies planas, a bola não sofre nenhuma força resultante e consequentemente nenhuma aceleração. Então, seu gráfico deve ser nulo nos trechos inicial e final.

Só com isso já matamos a questão, mas vamos confirmar se a aceleração no trecho da rampa faz sentido.

No plano inclinado, as únicas forças que atuam no corpo (ignorar que não é um blocquinho haha) são as forças peso e normal. Decompondo a força peso, temos:

A única força que não se anula é a componente da força peso paralela à rampa, portanto ela vai gerar uma aceleração. Essa aceleração, além de ser constante, aponta para baixo, ou seja, contra o movimento.

Portanto, no trecho intermediário, temos uma aceleração negativa.

Ficamos com a alternativa (b).

Resposta

Letra (b)

Exercícios de Livros Relacionados

Um trenó a vela está se movendo para leste com velocidade constante quando uma rajada de vento produz uma aceleração constante para leste durante 3,0s . O gráfico de x em função de t aparece na Fig. 2
Os carros A e B se movem no mesmo sentido em pistas vizinhas. A posição x do carro A é dada na Fig.2 - 27 , do instante t = 0 ao instante t = 7,0s . A escala vertical do gráfico é definida por x s = 3
A Figura 2-13 mostra a aceleração da cabeça e do tronco de um voluntário durante urna colisão frontal. Qual é a velocidade (a) da cabeça e (b) do tronco quando a aceleração da cabeça é máxima?
Que distância percorre em 16s um corredor cujo gráfico velocidade-tempo é mostrado na Fig. 2-30? A escala vertical do gráfico é definida por v 1 = 8,0m .
A figura mostra um gráfico de x em função de t para um objeto se movendo ao longo de uma linha reta. Para esse movimento, esboce os gráficos (usando o mesmo eixo t ) de (a) v x como função de t , e (b