O gráfico em anexo apresenta a evolução temporal da componente x(t) da posição de um objeto em movimento unidimensional.

Considerando as informações fornecidas através deste gráfico, analise as afirmações apresentadas abaixo.

I. Entre os pontos B e E o movimento do objeto será uniforme.

II. No ponto D o objeto tem velocidade e aceleração nulas.

III. Entre os pontos A e B o produto da velocidade com a aceleração satisfaz à condição v x a x < 0 .

IV. A partir do ponto E e até o ponto F a força sobre o objeto atua no sentido de desacelerá-lo.

Marque a opção que indica as afirmações que são INCORRETAS.

  1. Todas;
  2. Somente II e III;
  3. Somente I e IV;
  4. Somente II e IV;
  5. Somente I, II e III;
  6. Somente I, II e IV;
  7. Somente I, III e IV;
  8. Nenhuma.

Passo 1

Se liga! Na questão ele nos dá um gráfico x × t .

Vamos verificar as afirmações.

Na afirmação I ele diz que o movimento entre os pontos B e E o movimento será uniforme. Lembra que neste tipo de gráfico o movimento uniforme é dado por uma reta? Então, podemos dizer que o movimento é uniforme entre os pontos B e C. Portanto, a afirmação I está incorreta.

Passo 2

Na afirmação I I , ele diz que o objeto tem velocidade e aceleração nula no ponto D . Podemos afirmar que neste ponto a velocidade será nula, pois este é o ponto em que a posição para de crescer e passa a diminuir. Entretanto, não podemos afirmar que a aceleração é negativa, pois se o objeto que avançava no sentido positivo, passa a seguir no sentido negativo, significa que sua velocidade foi alterada. Sendo assim, neste ponto existe uma aceleração. Logo a afirmação I I está incorreta.

Passo 3

Agora vamos analisar a afirmação I I I .

Entre os pontos A e B temos uma trajetória descrita por uma parábola com concavidade para cima, sendo assim, podemos dizer que

a x > 0 .

Se observarmos, neste intervalo a posição está crescendo, disso podemos dizer que

v x > 0 .

Portanto

v x a x > 0 .

Assim podemos dizer que a afirmação I I I está incorreta.

Passo 4

Agora vamos analisar a afirmação I V .

Entre os pontos E e F , temos uma parábola com concavidade para cima. Ou seja,

a x > 0

E o objeto se move no sentido negativo de x , ou seja,

v x < 0 .

Como a aceleração está diminuindo o valor absoluto da velocidade, temos uma DESACELERAÇÃO!Sendo assim a afirmação I V está correta.

Então temos que I , I I e I I I estão incorretas e I V está correta. A alternativa correspondente é a letra (e).

Resposta

( e )

Exercícios de Livros Relacionados

Um trenó a vela está se movendo para leste com velocidade constante quando uma rajada de vento produz uma aceleração constante para leste durante 3,0s . O gráfico de x em função de t aparece na Fig. 2
Os carros A e B se movem no mesmo sentido em pistas vizinhas. A posição x do carro A é dada na Fig.2 - 27 , do instante t = 0 ao instante t = 7,0s . A escala vertical do gráfico é definida por x s = 3
A Figura 2-13 mostra a aceleração da cabeça e do tronco de um voluntário durante urna colisão frontal. Qual é a velocidade (a) da cabeça e (b) do tronco quando a aceleração da cabeça é máxima?
Que distância percorre em 16s um corredor cujo gráfico velocidade-tempo é mostrado na Fig. 2-30? A escala vertical do gráfico é definida por v 1 = 8,0m .
A figura mostra um gráfico de x em função de t para um objeto se movendo ao longo de uma linha reta. Para esse movimento, esboce os gráficos (usando o mesmo eixo t ) de (a) v x como função de t , e (b