O gráfico da velocidade em função do tempo para uma partícula que sai da origem e se move ao longo do eixo x está representado na figura 2.2 .

c) Qual o valor de x em t = 16   s ? O que isso significa?

Passo 1

Fala aí galera, tudo bom?

Nessa questão recebemos o gráfico da velocidade de uma partícula em função do tempo. Através dele, usando as relações cinemáticas:

a t = d v d t

E:

x t = ∫ v d t

Bem como as equações características do MRUV e do MRU, chegamos, no item anterior, na seguinte expressão para x ( t ) :

x t = 0,75 ⋅ t 2 ,     0 ≤ t < 8 - 3 t 2 + 60 t - 240 ,     8 ≤ t < 12 192 - 12 t ,     12 ≤ t ≤ 16

Tranquilo?

Aqui nesse item precisamos determinar a posição a partícula em t = 16   s e interpretar o resultado que encontrarmos.

Então, vamos usar a nossa expressão para x ( t ) bem como o gráfico dado para responder essas perguntas 😊

Vem com a gente!!

Passo 2

Bom, para determinar a posição da partícula em t = 16   s , basta utilizarmos a expressão que desenvolvemos para x ( t ) . Temos:

x 16 = 192 - 12 ⋅ 16

∴ x 16 = 0   m

Ou seja, a partícula voltou para a posição inicial...

E aí, o que isso significa?!

Significa que tudo que a partícula andou pra frente, depois de t = 10   s (momento que ela começa a recuar), ela também percorreu no sentido contrário.

É isso gente, pegaram a ideia?

Obrigado pela atenção, até a próxima 😊

Resposta

x 16 = 0   m

Exercícios de Livros Relacionados

Um trenó a vela está se movendo para leste com velocidade constante quando uma rajada de vento produz uma aceleração constante para leste durante 3,0s . O gráfico de x em função de t aparece na Fig. 2
Os carros A e B se movem no mesmo sentido em pistas vizinhas. A posição x do carro A é dada na Fig.2 - 27 , do instante t = 0 ao instante t = 7,0s . A escala vertical do gráfico é definida por x s = 3
A Figura 2-13 mostra a aceleração da cabeça e do tronco de um voluntário durante urna colisão frontal. Qual é a velocidade (a) da cabeça e (b) do tronco quando a aceleração da cabeça é máxima?
Que distância percorre em 16s um corredor cujo gráfico velocidade-tempo é mostrado na Fig. 2-30? A escala vertical do gráfico é definida por v 1 = 8,0m .
A figura mostra um gráfico de x em função de t para um objeto se movendo ao longo de uma linha reta. Para esse movimento, esboce os gráficos (usando o mesmo eixo t ) de (a) v x como função de t , e (b