O gráfico da Figura mostra a velocidade em função do tempo de duas partículas (A e B) em movimento retilíneo.

Considere as afirmativas abaixo:

(I) A velocidade inicial (em t = 0) da partícula B é igual à velocidade inicial da partícula A.

(II) A aceleração da partícula A é igual à aceleração da partícula B no instante t = 7 s.

(III) A aceleração média da partícula A entre os instantes t = 0 e t = 7 s é maior que a aceleração média da partícula B entre os mesmos instantes.

Marque a alternativa que contém apenas afirmativa(s) verdadeira(s).

(a) I

(b) II

(c) III

(d) I e II

(e) I e III

(f) II e III

(g) Todas

(h) Nenhuma

Passo 1

Vamos lá! Precisamos verificar cada afirmativa.

Na afirmativa I :Como temos um gráfico v × t e no instante t = 0   s é um dos valores de t onde as linhas de A e B se cruzam, podemos dizer que as velocidades são iguais. Portanto, a afirmativa I está CORRETA.

Passo 2

Agora podemos verificar a afirmativa I I .

Se liga. Observe que no ponto t = 7 s a reta de B intercepta a curva de A, sendo assim, as velocidades são iguais. Logo após esse encontro, as velocidades são diferentes, portanto, a aceleração é diferente.Uma outra forma de ver, isto é, fazendo as derivadas das funções de A e B para t = 7   s . Portanto, a afirmativa I I está INCORRETA.

Passo 3

Vamos verificar a afirmativa I I I .

Aqui precisamos lembrar que

a m = Δ v Δ t

Aplicando os valores para A e B no intervalo de t = 0   s e t = 7   s , temos

a A m = - 25 - 45 7 - 0 = - 10 7 = - 10   m / s 2

a B m = - 25 - 45 7 - 0 = - 10 7 = - 10   m / s 2

Portanto, as acelerações médias de A e B no intervalo de t = 0   s e t = 7   s são iguais. Sendo assim, a afirmativa I I I está INCORRETA.

(I) Verdadeira.

(II) Falsa.

(III) Falsa.

A alternativa correta é a letra (a).

Resposta

( a )

Exercícios de Livros Relacionados

Um trenó a vela está se movendo para leste com velocidade constante quando uma rajada de vento produz uma aceleração constante para leste durante 3,0s . O gráfico de x em função de t aparece na Fig. 2
Os carros A e B se movem no mesmo sentido em pistas vizinhas. A posição x do carro A é dada na Fig.2 - 27 , do instante t = 0 ao instante t = 7,0s . A escala vertical do gráfico é definida por x s = 3
A Figura 2-13 mostra a aceleração da cabeça e do tronco de um voluntário durante urna colisão frontal. Qual é a velocidade (a) da cabeça e (b) do tronco quando a aceleração da cabeça é máxima?
Que distância percorre em 16s um corredor cujo gráfico velocidade-tempo é mostrado na Fig. 2-30? A escala vertical do gráfico é definida por v 1 = 8,0m .
A figura mostra um gráfico de x em função de t para um objeto se movendo ao longo de uma linha reta. Para esse movimento, esboce os gráficos (usando o mesmo eixo t ) de (a) v x como função de t , e (b