V x é a velocidade de uma partícula movendo-se ao longo do eixo x , conforme mostra o gráfico ao lado. Se x = 2,0   m em t = 1,0   s , qual é a posição da partícula em t = 6,0   s ?

(a) - 2,0   m

(b) + 2,0   m

(c)   + 1,0   m

(d) - 1,0   m

(e) + 6,0   m

Passo 1

Temos o gráfico da velocidade da partícula em função do tempo.

O que conseguimos analisando um gráfico desses?

Conseguimos a variação da posição a partir da área abaixo da curva.

Não entendeu direito? Calma...

A velocidade é a variação da posição no tempo. Então, se a velocidade for constante, conseguimos o deslocamento simplesmente multiplicando a velocidade pelo intervalo de tempo:

v = ∆ S ∆ t

∆ S = v × ∆ t

Esse deslocamento nos dá o mesmo valor que essa área abaixo da reta aqui (área do retângulo):

Mas no caso da nossa questão, temos uma velocidade diferente para cada intervalo de tempo.

Porém, a ideia da área abaixo da reta para calcular o deslocamento se matém correta.

É como se a gente pegasse a velocidade v em cada intervalozinho de tempo muito pequeno ∆ t e calculasse esse deslocamento a partir da área abaixo desse retângulozinho v × ∆ t . No final, teremos a área toda abaixo da curva/reta e o deslocamento total. (Princípio da querida integral do cálculo).

Passo 2

Vamos aplicar essa idéia.

Se a partícula está na posição x = 2,0   m em t = 1,0   s , vamos calcular o deslocamento da partícula entre t = 1 e t = 6 e somar à posição inicial.

Para calcular o deslocamento no intervalo [ 1,6 ] , basta calcular essa área aqui:

ATENÇÃO!!!

A área abaixo do eixo t (em vermelho), entra como negativa, uma vez que uma velocidade negativa contribui para um deslocamento contrário.

Então, o deslocamento total será a soma da área A 1 (positiva) com A 2 (negativa):

∆ S = A 1 - A 2

Para achar A 1 faremos a área do triângulo:

A 1 = b × h 2

A 1 = 1 × 2 2

A 1 = 1

Para A 2 , também calcularemos a área de um triângulo:

A 2 = b × h 2

A 2 = 4 × 2 2

A 2 = 4

Então, o deslocamento ∆ S será:

∆ S = 1 - 4

∆ S = - 3   m

Passo 3

Agora que achamos o deslocamento ∆ S = - 3   m e sabemos a posição inicial x = 2   m , vamos achar a posição da partícula S em t = 6,0   s .

S 6 = 2 + - 3

S 6 = - 1   m

Ficamos com a alternativa (d).

Resposta

Letra (d)

Exercícios de Livros Relacionados

Um trenó a vela está se movendo para leste com velocidade constante quando uma rajada de vento produz uma aceleração constante para leste durante 3,0s . O gráfico de x em função de t aparece na Fig. 2
Os carros A e B se movem no mesmo sentido em pistas vizinhas. A posição x do carro A é dada na Fig.2 - 27 , do instante t = 0 ao instante t = 7,0s . A escala vertical do gráfico é definida por x s = 3
A Figura 2-13 mostra a aceleração da cabeça e do tronco de um voluntário durante urna colisão frontal. Qual é a velocidade (a) da cabeça e (b) do tronco quando a aceleração da cabeça é máxima?
Que distância percorre em 16s um corredor cujo gráfico velocidade-tempo é mostrado na Fig. 2-30? A escala vertical do gráfico é definida por v 1 = 8,0m .
A figura mostra um gráfico de x em função de t para um objeto se movendo ao longo de uma linha reta. Para esse movimento, esboce os gráficos (usando o mesmo eixo t ) de (a) v x como função de t , e (b