Um cilindro de raio R e massa M é puxado por uma força horizontal de módulo F em uma superfície também horizontal, por onde rola, sem deslizar. Sabendo que os coeficientes de atrito estático e cinético entre o cilindro e a superfície são, respectivamente, μ e   e μ c ,

qual o trabalho realizado pela força de atrito em uma volta completa do cilindro?

  1. W F a t = - μ e M g 2 π R
  2. W F a t = - μ c M g 2 π R
  3. W F a t = 0
  4. W F a t = - 2 π R F
  5. W F a t = - 2 3 π R F
  6. W F a t = μ c M g 2 π R
  7. W F a t = μ e M g 2 π R

Passo 1

O pulo do gato para entender essa questão está na na parte “[...]rola, sem deslizar.” Parece tentador escolher uma das fórmulas bonitas da questão, não é mesmo? Mas dá uma olhada nisso:

v → r = v → C M +   ω → × r →

A formula acima parece complicada mas na verdade ela nada mais é do que a velocidade total de um ponto qualquer da casca cilindro em função da distância desse ponto pro eixo de rotação.

Mas caramba, onde vamos usar essa fórmula? Relaxa que dela, só precismos entender que a velocidade é depende da contribuição de dois fenômenos: o rolamento (parcela ω → × r → ) e a translação (velocidade do centro de massa v → C M ). Considerando um ponto sobre a circunferência ( r = R ), temos o seguinte movimento:

No ponto de contato com o chão, a velocidade total é nula porque a velocidade de cada um dos dois fenômenos tem mesmo módulo e direção mas veja: sentidos opostos! Isso significa que nesse ponto de contato não pode haver atrito cinético. Logo o trabalho da força de atrito deve ser nula, beleza?

Resposta

L e t r a   C

Exercícios de Livros Relacionados

Um mecanismo em forma de ioiô, montado em um eixo horizontal sem atrito, é usado para levantar uma caixa de 30kg , como mostra a figura abaixo. O raio externo R da roda é 0,5m e o raio r do cubo da ro
Na Fig. 11-60, uma força horizontal constante F → de módulo 12N é aplicada a um cilindro maciço homogêneo através de uma linha de pescar enrolada no cilindro. A massa do cilindro é 10k g , o raio é 0,
10.3E Um cilindro rola em uma rampa de inclinação θ = 30 ° . A) Calcule a aceleração angular do cilindro B) Calcule a força de atrito da rampa sobre o cilindro.
10.7P Calcule em termos do raio R da bola, o parâmetro de impacto b de uma tacada com que um jogador deve chutar uma bola para que esta tenha uma velocidade angular vertical dada por ω = v / 2 R .
Um ioiô possui um momento de inércia de 950 g c m ² ² e uma massa de 120 g . O raio do eixo é 3,2 m m e a corda tem 120 c m de comprimento. O ioiô rola para baixo, a partir do repouso, até a extremida