Exercícios de Rolamento sem Deslizamento - Lista de Exercícios Resolvida
Questão 1
Aplica-se uma força de 3000N a um rolo compressor que tem a forma de um cilindro maciço uniforme de raio 0,5m e massa 1000kg, conforme a figura. O cilindro rola sem deslizar sobre uma superfície horizontal. A aceleração do centro de massa e coeficiente de atrito mínimo para impedir o deslizamento valem , respectivamente:
a)
b) 3
c)
d)
e)
Ver solução completaQuestão 2
Um cilindro rígido e homogêneo de massa e raio está sobre uma superfície horizontal e pode girar livremente em torno de seu eixo de simetria longitudinal, como indicado na figura. O eixo está preso a uma extremidade de um fio ideal que passa por uma polia ideal e tem em sua outra extremidade um bloco suspenso de massa . O bloco desce verticalmente com aceleração para baixo e o cilindro rola sem deslizar sobre a superfície horizontal devido ao seu atrito com ela. O momento de inércia do cilindro relativo ao eixo de simetria é . Considere como dados e o módulo da aceleração da gravidade.
a) Indique todas as forças externas que atuam sobre o bloco e sobre o cilindro.
b) Calcule o módulo da aceleração do bloco;
c) Calcule o módulo da força de atrito sobre o cilindro e indique o seu sentido.
Ver solução completaQuestão 3
Um cilindro solido rola sem deslizar, com velocidade angular constante, sobre uma superfície horizontal. Dentre os diagramas abaixo, , , e , aquele que representa corretamente os vetores velocidade (indicados por setas) dos pontos (topo), (base) e (centro), pontos pertencentes a periferia do cilindro (seção reta), em relação a um referencial fixo na Terra é
- Nenhum deles
Questão 4
Um cilindro maciço de massa e raio é acelerado por uma força de tração , conforme mostrada na figura, aplicada através de uma corda enrolada em torno de um tambor de raio conectado concentricamente ao centro do cilindro. Despreze a massa da corda e do tambor e assuma o movimento na horizontal. O coeficiente de atrito estático é suficiente para que o cilindro role sem deslizar. Considerando que a aceleração do cilindro é e que o momento de inércia é :
Determine a força de atrito em função de ,,,.
Qual valor de para que a aceleração do cilindro seja maior que .
Ver solução completaQuestão 5
Um cilindro homogêneo, de raio e massa , rola sem deslizar sobre um plano horizontal,
deslocando-se com velocidade , até alcançar um plano com inclinação , continuando a rolar sem deslizamento, descendo ao longo de um comprimento até atingir um novo plano horizontal.
a) Qual o trabalho realizado no processo pela força peso?
b) Qual a velocidade do cilindro na base do plano inclinado?
Ver solução completaQuestão 6
Na figura abaixo, temos dois cilindros 1 e 2 que se movem puxados por uma força . Os dois cilindros são idênticos, e seus centros estão ligados por uma corda ideal. Os rolamentos são sem deslizamento. Podemos afirmar que:
a) A força de atrito sobre o cilindro 1 está no mesma direção e sentido da força , e a força de atrito sobre o cilindro 2 está na mesma direção e sentido oposto a esta força.
b) As forças de atrito sobre os cilindros 1 e 2 estão na mesma direção e mesmo sentido da força .
c) A força de atrito sobre o cilindro 1 está na mesma direção e sentido oposto ao da força , e a força de atrito sobre o cilindro 2 está na mesma direção e mesmo sentido desta força.
d) As forças de atrito sobre os cilindros 1 e 2 estão na mesma direção e mesmo sentido, oposto ao da força .
e) N.D.A.
Ver solução completaQuestão 7
Um cilindro solido rola sem deslizar, com velocidade angular constante, sobre uma superfície horizontal. Dentre os diagramas abaixo, , , e , aquele que representa corretamente os vetores velocidade (indicados por setas) dos pontos (topo), (base) e (centro), pontos pertencentes a periferia do cilindro (seção reta), em relação a um referencial fixo na Terra é
- Nenhum deles
Questão 8
Um disco de massa e raio está em repouso sobre uma superfície plana, horizontal e com atrito. Num dado instante aplica-se no seu centro uma força constante, cuja direção faz um ângulo com a horizontal, como mostra a figura. Sabe-se que o disco rola sem deslizar sobre a superfície e que o momento de inércia do disco em relação a um eixo perpendicular ao plano do disco e que passa pelo seu centro é .
Considere a resistência do ar desprezível, e que a gravidade tem módulo conhecido.
a) Faça um diagrama representando todas as forças que agem sobre o disco nos seus respectivos pontos de aplicação.
b) Determine o módulo da aceleração, , do centro de massa do disco enquanto ele se desloca.
c) Determine o módulo e o sentido da força de atrito que atua sobre o disco.
d) Determine a energia cinética adquirida pelo disco no instante em que dá uma volta completa a partir do instante inicial.
Ver solução completaQuestão 9
Uma esfera é lançada rolando sem deslizar subindo um plano inclinado com velocidade inicial do seu centro de massa. Um bloco é lançado subindo em translação um plano inclinado com a mesma inclinação e com a mesma velocidade inicial do seu centro de massa. No plano onde se encontra a esfera há atrito suficiente para que ela permaneça rolando sem deslizar e no plano onde está o bloco não há atrito.
A relação entre a altura máxima que o bloco atinge e a altura máxima que a esfera atinge nos respectivos planos é dada por
(a) , pois tanto a energia cinética do bloco como a da esfera se conserva.
(b) , pois tanto a energia mecânica do bloco como a da esfera se conserva.
(c) , pois o bloco desliza sem atrito.
(d) , pois a esfera rola sem deslizar.
(e) , pois tanto a energia mecânica do bloco como a da esfera se conserva.
Ver solução completaQuestão 10
Na figura abaixo uma bola pequena, homogênea é lançada do ponto P, rola suavemente em uma superfície horizontal, sobe uma rampa e chega a um platô. Em seguida, deixa o platô horizontalmente para pousar em outra superfície mais abaixo, a uma distância horizontal da extremidade do platô. As alturas verticais são e . Com que velocidade a bola deve ser lançada do ponto P para pousar em ?
Ver solução completaQuestão 11
Um carretel de raio externo, raio interno (), massa e momento de inércia em relação ao centro de massa é puxado ao longo de um piso horizontal rugoso por um fio que exerce uma tração , conforme a figura. O coeficiente é um número adimensional e o coeficiente de atrito estático é . Suponha haver rolamento sem deslizamento. Faça corretamente o que for solicitado em função dos dados fornecidos a partir das leis físicas sobre torque e rolamento.
Obtenha uma expressão para o valor da aceleração do centro de massa .
Encontre uma expressão para o módulo da força de atrito estático
Agora considere que o carretel é jogado tangencialmente sobre o piso (cujo coeficiente de atrito cinético vale ) com velocidade inicial do centro de massa , no sentido positivo do eixo , e velocidade angular inicial . Não há tração nesse caso. Seja , e . Determine se no instante de tempo quando e o carretel parou de deslizar e iniciou o rolamento sem deslizamento.
Ver solução completaQuestão 12
Uma esfera de massa e raio parte do repouso e rola sem deslizar sobre uma rampa que se encontra presa no solo. Essa rampa não é plana, como indica a figura, onde também está indicado que a esfera deixa a rampa no ponto , após seu centro de massa descer uma altura desconhecida. Observa-se que o centro de massa da esfera deixa a rampa com uma velocidade horizontal de módulo e que ela atinge um solo a uma distância da base da rampa. Desconsidere o efeito da resistência do ar com a esfera e use que o momento de inércia da esfera em relação a um eixo que passa pelo CM é . Considere que a esfera não perde o contato com a rampa até atingir o ponto .
a) Qual é a diferença de altura do centro de massa da esfera entre o instante em que ela foi abandonada e aquele em que ela perde o contato com a rampa, no ponto ?
b) Qual é o trabalho realizado por cada uma das forças que atuam sobre a esfera no deslocamento do item (a)?
c) Qual é a altura do ponto em relação ao solo?
d) Usando os vetores unitários definidos na figura, determine o vetor velocidade do centro de massa da esfera no instante imediatamente anterior a atingir o solo.
e) Qual é a velocidade angular da esfera no instante de item (d)
Ver solução completaQuestão 13
Um disco, um anel e uma esfera oca, todos de massa e raio são soltos simultaneamente a partir do repouso do topo de um plano inclinado que faz um ângulo com a horizontal. Existe atrito entre o plano inclinado e os objetos. Os objetos rolam sem deslizar plano abaixo.
Assinale falso ou verdadeiro às seguintes afirmações. Neste item não é necessário justificativa.
As forças de atrito e da gravidade nos objetos apontam na mesma direção e em sentidos opostos;
O disco chegará primeiro na base do plano inclinado por que tem o menor momento de inércia;
O anel chegará primeiro na base do plano inclinado por que tem o maior momento de inércia;
Como todos tem a mesma massa e mesmo raio, todos chegarão juntos na base do plano inclinado;
Se não existisse atrito todos chegariam juntos na base do plano inclinado.
Ver solução completaQuestão 14
Um aro rola com velocidade constante e sem deslizar sobre uma superfície horizontal. Sua energia cinética de rotação em torno do centro de massa é: Dado: ICM = mr2
a) Metade de sua energia cinética de translação.
b) Igual que sua energia cinética de translação.
c) O dobro de sua energia cinética de translação.
d) Quatro vezes asua energia cinética de translação.
e) Um terço de sua energia cinética de translação.
Ver solução completaQuestão 15
(Cap. 11 – Ex. 15)
Bola não homogênea. Na figura abaixo uma bola de massa e raio rola suavemente, a partir do repouso, descendo uma rampa e passando por uma pista circular com de raio. A altura inicial da bola é . Na parte mais baixa da curva, o módulo da força normal que a pista exerce sobre a bola é . A bola é formada por uma casca esférica extrerna homogênea (com uma certa massa específica) e uma esfera central , também homogênea (mas com massa específica diferente). O momento de inércia da bola é dado pela expressão geral , mas não é igual a , como no caso de uma bola homogênea. Determine o valor de .
Ver solução completaQuestão 16
4) Uma esfera homogênea de raio e massa , ao ser abandonada do repouso do alto de uma rampa inclinada em relação à horizontal, desce rolando sem deslizar. Sendo conhecidos os coeficientes de atrito cinético e estático e entre a superfície e a esfera e o módulo Acm da aceleração para a translação do centro de massa da esfera, o módulo da força de atrito que atua sobre a esfera é dado por:
(a) .
(b)
(c)
(d) .
e) .
Ver solução completaQuestão 17
Um cilindro maciço de massa e raio é acelerado por uma força de tração , conforme mostrada na figura, aplicada através de uma corda enrolada em torno de um tambor de raio conectado concentricamente ao centro do cilindro. Despreze a massa da corda e do tambor e assuma o movimento na horizontal. O coeficiente de atrito estático é suficiente para que o cilindro role sem deslizar. Considerando que a aceleração do cilindro é e que o momento de inércia é :
Determine a força de atrito em função de ,,,.
Qual valor de para que a aceleração do cilindro seja maior que .
Ver solução completaQuestão 18
Um cilindro homogêneo de massa e raio está em repouso sobre o topo de uma mesa. Um fio é ligado por meio de um suporte duplo preso às extremidades de um eixo sem atrito passando pelo centro do cilindro de modo que o cilindro pode girar em torno do eixo. O fio (inextensível e de massa desprezível) passa sobre uma polia em forma de disco de massa e raio montada em um eixo sem atrito que passa pelo seu centro. Um bloco de massa é suspenso na extremidade livre do fio. O fio não desliza sobre a polia e o cilindro rola sem deslizar sobre o topo da mesa. O sistema é liberado a partir do repouso.
Expresse seus resultados em termos dos dados do problema ( e ) e da aceleração da gravidade .
(a) Esboce diagramas de corpo livre (indicando as forças atuantes) do cilindro, da polia e do bloco.
(b) Calcule a aceleração do bloco.
(c) Determine o módulo do torque resultante na polia.
(d) Calcule o coeficiente de atrito estático entre o cilindro e a mesa.
Dados: polia de massa e raio , eixo perpendicular ao plano do disco passando pelo centro: . Cilindro de massa e raio , eixo central .
Ver solução completaQuestão 19
Aplica-se uma força de 3000N a um rolo compressor que tem a forma de um cilindro maciço uniforme de raio 0,5m e massa 1000kg, conforme a figura. O cilindro rola sem deslizar sobre uma superfície horizontal. A aceleração do centro de massa e coeficiente de atrito mínimo para impedir o deslizamento valem , respectivamente:
a)
b) 3
c)
d)
e)
Ver solução completaQuestão 20
Uma lata vazia de altura , raio e massa , com tampa, parte do repouso e rola sem escorregar por um plano inclinado de angulo e comprimento . Considere conhecido que o momento de inércia de um disco de massa e raio em relação à um eixo perpendicular que passa pelo seu centro é .
a)Qual é o momento de inércia da lata, , em relação ao seu eixo de simetria? O resultado deve ser dado como função de . Considere a lata como sendo um cilindro com duas tampas, com densidade superficial homogênea.
b) Calcule a força de atrito sobre a lata em termos de ;
c) Calcule a aceleração do centro de massa e a aceleração angular da lata;
d) Calcule velocidade angular da lata ao chegar ao final da rampa;
e) Qual o trabalho realizado pela força de atrito? Justifique.
Ver solução completaQuestão 21
Na figura abaixo, temos dois cilindros 1 e 2 que se movem puxados por uma força . Os dois cilindros são idênticos, e seus centros estão ligados por uma corda ideal. Os rolamentos são sem deslizamento. Podemos afirmar que:
a) A força de atrito sobre o cilindro 1 está no mesma direção e sentido da força , e a força de atrito sobre o cilindro 2 está na mesma direção e sentido oposto a esta força.
b) As forças de atrito sobre os cilindros 1 e 2 estão na mesma direção e mesmo sentido da força .
c) A força de atrito sobre o cilindro 1 está na mesma direção e sentido oposto ao da força , e a força de atrito sobre o cilindro 2 está na mesma direção e mesmo sentido desta força.
d) As forças de atrito sobre os cilindros 1 e 2 estão na mesma direção e mesmo sentido, oposto ao da força .
e) N.D.A.
Ver solução completaQuestão 22
Um cilindro homogêneo, de raio e massa , rola sem deslizar sobre um plano horizontal,
deslocando-se com velocidade , até alcançar um plano com inclinação , continuando a rolar sem deslizamento, descendo ao longo de um comprimento até atingir um novo plano horizontal.
a) Qual o trabalho realizado no processo pela força peso?
b) Qual a velocidade do cilindro na base do plano inclinado?
c) Qual o coeficiente de atrito mínimo para que o cilindro desça o plano inclinado sem deslizar?
Dê suas respostas em termos de , ,,, . Dado: momento de inércia do cilindro .
Ver solução completaQuestão 23
Parte I:
Uma esfera sólida uniforme de massa e raio é colocada no lado de dentro de uma bacia hemisférica de raio . Existe atrito entre a esfera e a bacia. A esfera é liberada a partir do repouso fazendo um ângulo com a vertical, conforme ilustra a figura, e passa a rolar sem deslizar. A aceleração da gravidade é .
a) Expresse a conservação da energia do sistema.
b) Determine o módulo da velocidade angular da esfera quando ela atinge a parte inferior da bacia.
Parte II:
As setas no desenho abaixo, indicam as forças de atrito correspondentes à três posições da esfera quando ela está rolando sem deslizar no sentido horário. Assinale qual das opções é a verdadeira.
Ver solução completaQuestão 24
Considere o sistema abaixo, onde um cilindro maciço de massa e raio pode girar sem atrito em torno de um eixo vertical fixo à superfície, que passa pelo seu centro de massa. Uma corda ideal e de massa desprezível está enrolada em torno do cilindro, passa por uma polia em forma de aro com massa e raio e está presa a um bloco de massa desconhecida. Não há atrito nos eixos da rotação da polia e do cilindro e não ocorre escorregamento da corda no cilindro ou na polia. Tampouco há atrito entre o bloco e a superfície do plano inclinado. O raio da polia (aro) vale e o ângulo é . Observa-se que o bloco desce com uma aceleração linear .
Havendo o sistema partido do repouso, observa-se que a polia sofre um deslocamento angular total de radianos até que o bloco chegue à base da rampa. Determine o tempo de queda do bloco, , e a velocidade angular final do cilindro maciço, .
Faça o diagrama do corpo livre para cada componente do sistema, representando claramente as forças que agem em cada um dos componentes e o sentido de seus movimentos (de translação ou rotação).
Escreva as equações resultantes das Leis de Newton (rotacional e translacional) para
os três corpos.
A partir das equações da letra , determine o valor da massa do bloco, em termos
de .
Ver solução completaQuestão 25
Um disco de raio e massa desce sem deslizar, a partir do repouso, a rampa inclinada conforme a figura. Após chegar à base da rampa , ele segue na horizontal para a pista em forma de circunferência com raio e sobe essa pista rolando sem deslizar. O ângulo entre a rampa e a horizontal é . O raio do disco vale e o comprimento da rampa, do ponto ao ponto , vale , onde é o raio da pista circular. A aceleração da gravidade local é . A linha tracejada corresponde a uma possível trajetória do centro de massa do disco.
Faça o diagrama de forças para o disco durante o percurso de até . A partir das leis sobre torque e força, obtenha uma expressão literal, em função de , para o valor da aceleração do do disco entre e . Use o sistema de coordenadas desenhado na
figura.
Indique claramente o sentido da força de atrito estática feita pela superfície da rampa sobre o disco. Determine uma expressão literal para , em função de e . Resolva através da segunda lei de Newton aplicada ao centro de massa do disco.
Encontre uma expressão literal para o valor da velocidade angular do disco em
torno de um eixo horizontal que passe em seu , quando o disco chega ao ponto , em
função de e . Resolva através do uso de leis físicas referentes à energia mecânica.
O valor mínimo da velocidade do do disco para passar no ponto mais alto da
pista circular , sem perder o contato com a pista, é .
Obtenha uma expressão literal para a velocidade do do disco no ponto , , em
função de e através de leis físicas sobre a energia mecânica. Compare com o valor
mínimo dado e diga se o disco passará pelo ponto em contato com a pista ou se descolará dela antes de chegar a .
Ver solução completaQuestão 26
Um corpo rola sem deslizar ao longo de um plano inclinado de em relação à horizontal. Suponha que o corpo é uma esfera sólida. Para qualquer instante de tempo durante o rolamento no plano, calcule a razão entre a energia cinética de translação e a energia cinética total (
Ver solução completaQuestão 27
Um carretel é livre para girar em torno de um eixo fixo, e um cordão enrolado em torno do seu eixo faz com que ele gire no sentido anti-horário como indicado na . No entanto, se o carretel é colocado sobre uma mesa horizontal , com o ângulo entre o fio e a horizontal igual ao da , e se há força de atrito suficiente entre ele e a mesa, podemos dizer que tal carretel:
Ver solução completaQuestão 28
Uma corda ideal está enrolada em torno de um disco de raio . Ela pode desenrolar-se sem deslizar. O disco está montado num eixo sem atrito que passa pelo seu centro. Um bloco de massa está preso à extremidade livre da corda, conforme mostra a figura. Quando o sistema é liberado a partir do repouso observa-se que o bloco desce em . Responder justificando:
Qual o momento de inércia do disco?
Ver solução completaQuestão 30
Um disco homogêneo de massa M e raio R encontra-se em repouso sobre uma superfície plana, horizontal e com atrito. Num dado instante, ele é puxado por um fio ideal que está enrolado em sua periferia, como mostrado na figura. A força exercida pelo fio e horizontal e tem módulo F constante. Sabe-se que o disco rola para a direita, sem deslizar sobre a superfície, e que seu momento de inércia em relação a um eixo perpendicular ao plano do disco e que passa pelo seu centro é .
- Faça um diagrama representando todas as forças que agem sobre o disco nos seus respectivos pontos de aplicação;
b) Calcule o módulo da aceleração do centro de massa do disco;
- Determine a força de atrito que age sobre o disco (módulo, direção e sentido).
Questão 31
Um cilindro de massa rola sem deslizar sobre um plano horizontal rugoso com velocidade angular constante. O coeficiente de atrito estático entre o plano e o cilindro é . Seja o módulo da força de atrito estático entre o cilindro e a superfície, e , as energias cinética de rotação e translação do cilindro, respectivamente. Sabendo que o momento de inércia de um cilindro relativo ao seu eixo de simetria perpendicular às bases é , é correto afirmar que:
(a) e
(b) e
(c) e
(d) e
(e) e
(f) e
Ver solução completaQuestão 32
Uma esfera rígida homogênea de raio R rola sem deslizar sobre uma superfície horizontal com velocidade angular ω constante e velocidade do centro de massa . A figura mostra quatro pontos na superfície da esfera contidos no plano vertical da velocidade . Considere , , e os vetores velocidade dos pontos 1, 2, 3 e 4, respectivamente. A resposta correta é:
Questão 33
Uma roda, que pode ser considerada como um cilindro ideal, rola sem deslizar em uma superfície horizontal, com velocidade do seu centro de massa constante. Além da força peso, somente a superfície horizontal pode exercer forças sobre a roda. Pode-se afirmar, nesse caso, que a força de atrito que a superfície exerce sobre a roda é nula
a) A afirmativa é verdadeira
b) A afirmativa é falsa
Ver solução completaQuestão 34
Um cilindro maciço de comprimento L e raio R tem peso P. Duas cordas são enroladas em torno do cilindro, perto de cada borda, e as pontas das cordas são presas a ganchos no teto. O cilindro é mantido na horizontal com as duas cordas exatamente verticais e então é abandonado.
a) Faça o diagrama de forças sobre o cilindro.
b) Quais forças realizam trabalho durante a descida?
c) Calcule a tração em cada corda enquanto elas se desenrolam.
d) Calcule a aceleração linear do cilindro enquanto ele cai.
Ver solução completaQuestão 35
Um cilindro rígido e homogêneo de massa e raio está sobre uma superfície horizontal e pode girar livremente em torno de seu eixo de simetria longitudinal, como indicado na figura. O eixo está preso a uma extremidade de um fio ideal que passa por uma polia ideal e tem em sua outra extremidade um bloco suspenso de massa . O bloco desce verticalmente com aceleração para baixo e o cilindro rola sem deslizar sobre a superfície horizontal devido ao seu atrito com ela. O momento de inércia do cilindro relativo ao eixo de simetria é . Considere como dados e o módulo da aceleração da gravidade.
a) Indique todas as forças externas que atuam sobre o bloco e sobre o cilindro.
b) Calcule o módulo da aceleração do bloco;
c) Calcule o módulo da força de atrito sobre o cilindro e indique o seu sentido.
Ver solução completaQuestão 36
Uma esfera de bronze sólida de massa e raio rola sem deslizar ao longo de um plano inclinado após ser solta do repouso de uma altura . O momento de inércia da esfera em relação a um eixo que passa pelo seu centro que centro é e a aceleração da gravidade é . O plano inclinado forma um ângulo com a horizontal, como mostra a figura abaixo:
(a) Há atrito entre a esfera e o plano inclinado? Como você chegou a essa conclusão?
(b) Há conservação de energia mecânica? Justifique sua resposta levando em consideração o respondido no item (a).
(c) Utilizando considerações de energia, determine a velocidade com que a esfera atinge a base do plano inclinado.
(d) Obtenha a velocidade na base do plano inclinado já calculada no item (c) utilizando agora considerações de dinâmica (ou seja, aplicando a segunda lei de Newton).
Ver solução completaQuestão 37
Dois objetos A e B, ambos de seção circular de mesmo raio, rolam sem deslizar ao longo de umasuperfície inclinada, acelerando a medida que descem. Se o objeto A chega antes que o objeto B na base da superfície, é possível afirmar com certeza:
- a massa de A é maior que a de B.
- a massa de A é menor que a de B
- o momento de inércia de A é maior que o de B.
- o momento de inércia de A é menor que o de B
- Nenhuma das anteriores.
Dado: Momento de inércia de uma esfera de massa e raio cujo eixo de rotação passa pelo centro de massa da esfera:
Ver solução completaQuestão 38
Um carretel de massa e raio externo rola sem deslizar, para a esquerda, ao ser puxado por uma força aplicada ao seu raio interno como mostra a figura. Sabe-se que o momento de inércia do carretel em relação ao seu centro de massa é .
- Qual a aceleração do centro de massa do carretel?
- Determine o módulo da força de atrito que atua no carretel e mostre que ela aponta para a direita.
- Se o coeficiente de atrito entre o carretel e a superfície é , qual a máxima força que pode ser aplicada ao carretel para que ele continue a rolar sem deslizar.
Questão 39
Um disco, um anel e uma esfera maciça de mesmo raio e massa descem rolando num plano inclinado, sem deslizar. É correto afirmar que:
Dados capa da prova: ; ;
(A) O disco chega primeiro na base do plano inclinado;
(B) O anel chega primeiro na base do plano inclinado;
(C) A esfera chega primeiro na base do plano inclinado;
(D) Chegaram juntos na base do plano inclinado;
(E) O disco chega antes que a esfera na base do plano inclinado;
Ver solução completaQuestão 40
. Uma roda de raio rola sem deslizar sobre uma pista horizontal. Partindo do repouso, a roda se move com aceleração angular constante de . A distância percorrida pelo
centro da roda desde até é:
Ver solução completaQuestão 41
Uma roda possui massa , raio e momento de inércia em relação ao eixo perpendicular à sua superfície, passando pelo seu centro de massa (CM). Sabe-se que o CM da roda coincide com o seu centro. A roda rola sem deslizar sobre um plano inclinado de um ângulo com a horizontal (ver figura), onde e . Considere .
(A) Desenhe o diagrama de corpo isolado da roda, identificando cada força e o seu ponto de aplicação.
(B) Calcule a aceleração do CM da roda e a força de atrito que atua sobre ela.
(C) Calcule a velocidade do CM da roda após ela descer uma altura vertical ,
partindo do repouso.
(D) A força de atrito realiza trabalho ao longo dessa descida? Justifique sua resposta.
Ver solução completaQuestão 42
Uma casca esférica de massa e raio é abandonada em repouso na beirada de um hemisfério de raio , deslizando sem escorregar, como mostra a figura. Considere a aceleração gravitacional local . Quando a esfera passa pelo ponto mais baixo do hemisfério, calcule:
(a) Os módulos das velocidades angular da esfera e do centro de massa da esfera.
(b) A fração da energia cinética total correspondente à energia cinética de rotação.
(c) A forca exercida pela esfera sobre o hemisfério, expressa em termos de .
Dado: o momento de inércia de uma casca esférica de massa e raio em relação a um eixo que passa por um de seus diâmetros é .
Ver solução completaQuestão 43
Um anel fino de raio e massa é mantido verticalmente apoiado no solo e depois liberado. Suponha que a extremidade de apoio não escorregue. A aceleração gravitacional é . (Dado: momento de inércia de um anel fino de raio e massa em relação a um eixo que passa pelo seu centro de massa paralelo ao seu diâmetro é )
- Determine o momento de inércia do anel em relação ao ponto de apoio O.
- Determine a velocidade angular do anel imediatamente antes dele tocar o solo.
- Determine a velocidade da extremidade mais distante do ponto de apoio imediatamente antes dela tocar o solo.
Questão 44
Um balde pequeno de massa está preso a uma corda de massa desprezível que, por sua vez, encontra-se enrolada em torno de uma roldana cilíndrica de massa e raio como mostrado na figura. A roldana gira em torno de seu eixo de simetria. O balde é liberado a partir do repouso de uma altura do solo. No movimento que se segue, a corda se desenrola do cilindro sem deslizamento.
A. Adote um sistema de coordenadas, esboce o diagrama de forças para o balde e para a roldana e escreva todas as forças explicitamente no sistema de coordenadas adotado.
B. Baseado nas forças identificadas em (A), escreva as equações de movimento para o balde e para a roldana.
C. Determine o vetor aceleração do CM do balde. Calcule a magnitude dessa aceleração para os casos extremos em que e .
D. Determine a velocidade com que o CM do balde atinje o chão. Considere o balde como uma partícula pontual.
E. Verifique explicitamente a validade do teorema do trabalho-energia cinética para o sistema “balde+roldana+corda”.
Ver solução completa