Considere uma esfera que rola sem deslizar sobre uma calha simétrica que tem dois trechos retilíneos, I e II, como mostra a figura. Ela oscila descendo e subindo nos dois ramos da calha. No trecho I a força de atrito é f I e no trecho II, é f I I . Considere que as únicas forças que atuam sobre a esfera sejam a força normal e a força de atrito exercidas pela calha, e o seu peso.

Dentre os diagramas seguintes:

o que melhor representa o sentido e a direção das forças de atrito f I e f I I nos trechos I e II é:

  1. 3
  2. 1
  3. 2
  4. 4
  5. 5
  6. Nenhuma das alternativas

Passo 1

Temos aqui uma esfera que rola sem deslizar e precisamos encontrar a força de atrito que atua nela.

Para uma esfera rolando sem deslizar em um plano inclinado, teremos um diagrama do corpo livre dessa forma:

Vemos no diagrama acima, que a força de atrito é a única força capaz de realizar torque e é ela que irá gerar a aceleração angular representada acima.

E precisamos ficar atentos aqui numa coisa!

Não importa se a bola está subindo ou descendo o plano. A aceleração angular será sempre de forma que irá desacelerar a esfera se ela estiver subindo e que irá acelerar se ela estiver descendo.

Faz sentido, né? Se você lança uma bola em direção a um plano inclinado, ela vai subir freando até parar e depois vai descer acelerando.

Então, é só pensarmos que a força de atrito estará sempre na direção subindo o plano!

Passo 2

Na rampa I , teremos a seguinte configuração:

Portanto, o diagrama correto para a força de atrito nesse caso é:

E para a rampa I I , teremos a seguinte configuração:

E o diagrama correto para a força de atrito é:

Sendo assim, a alternativa correta é a letra a), que representa o diagrama 3.

Resposta

  1. 3

Exercícios de Livros Relacionados

Um mecanismo em forma de ioiô, montado em um eixo horizontal sem atrito, é usado para levantar uma caixa de 30kg , como mostra a figura abaixo. O raio externo R da roda é 0,5m e o raio r do cubo da ro
Na Fig. 11-60, uma força horizontal constante F → de módulo 12N é aplicada a um cilindro maciço homogêneo através de uma linha de pescar enrolada no cilindro. A massa do cilindro é 10k g , o raio é 0,
10.3E Um cilindro rola em uma rampa de inclinação θ = 30 ° . A) Calcule a aceleração angular do cilindro B) Calcule a força de atrito da rampa sobre o cilindro.
10.7P Calcule em termos do raio R da bola, o parâmetro de impacto b de uma tacada com que um jogador deve chutar uma bola para que esta tenha uma velocidade angular vertical dada por ω = v / 2 R .
Um ioiô possui um momento de inércia de 950 g c m ² ² e uma massa de 120 g . O raio do eixo é 3,2 m m e a corda tem 120 c m de comprimento. O ioiô rola para baixo, a partir do repouso, até a extremida