Uma barra condutora se move para a esquerda com velocidade constante v apoiada sobre dois trilhos condutores que se juntam do lado esquerdo como mostrada na figura. Como consequência da presença de um campo magnético externo constante e uniforme, uma corrente é induzida na direção indicada. Qual é a direção do campo magnético externo?

  1. Para a direita.
  2. Para a esquerda
  3. Paralelo à barra condutora.
  4. Para dentro da página.
  5. Para fora da página.

Passo 1

A figura mostra uma barra condutora que se desloca para a esquerda com velocidade constante. Por essa razão, a área retangular da figura diminui com o tempo. Então, como há um campo magnético externo nessa região, a área que ele atravessa também diminui com o tempo.

No entanto, como a corrente induzida I produz um campo magnético B i n d que está saindo do plano da página e essa corrente se opõe à variação do fluxo magnético, então significa que o fluxo do campo magnético externo para fora da página está diminuindo.

Portanto, o campo magnético externo nessa região deve também estar saindo da página e, então, é paralelo ao campo produzido pela corrente induzida I . Repara que o campo produzido pela corrente induzida I não se opõe ao campo magnético externo, mas sim à variação do fluxo magnético desse campo com o tempo.

Concluindo, o campo magnético externo nessa região deve ser perpendicular à página e saindo dela.

Resposta

Letra e.

Exercícios de Livros Relacionados

17- Use a lei de Lenz para determinar o sentido da corrente induzida q
20- Uma barra metálica com 1.50   m de comprimento é puxada para
15- Um anel circular está em uma região do espaço onde existe um campo
18- Um tubo de papelão é circundado por dois enrolamentos feitos com d