Considere as seguintes afirmativas. (I) Na presença de um campo magnético estacionário, não é possível haver correntes induzidas pelo efeito Faraday. (II) Para que haja uma força eletromotriz em uma espira é necessário que o material que a compõe seja condutor. (III) É possível que a corrente induzida em uma espira pela variação temporal de um campo magnético externo crie um campo magnético no mesmo sentido do campo original. Assinale a opção que contém as afirmativas verdadeiras.

(a) Somente (III).

(b) (I) e (III).

(c) (I), (II), e (III).

(d) (I) e (II).

(e) Somente (I).

Passo 1

Analisando cada afirmativa:

I. Falsa. Basta que se varie a velocidade com a qual um corpo que possua uma linha poligonal fechada e condutora se move no interior do campo para que surja, pela lei de Lenz, uma corrente induzida. Não é necessária a variação do campo.

Passo 2

II. Falsa. A geração da força eletromotriz independe do tipo de material, este só influencia na propagação ou não de corrente elétrica.

Passo 3

III. Verdadeira. Segundo a Lei de Lenz-Faraday, a corrente induzida cria um campo que se opõe à variação de fluxo magnético. Assim, tomando a situação abaixo como exemplo:

Conforme o ímã se afasta, o fluxo diminui, logo, a corrente induzida cria um campo magnético de forma a anular essa redução de fluxo e, por conseguinte, gerando um campo de mesmo sentido que o original.

Resposta

(a)

Exercícios de Livros Relacionados

17- Use a lei de Lenz para determinar o sentido da corrente induzida q
20- Uma barra metálica com 1.50   m de comprimento é puxada para
15- Um anel circular está em uma região do espaço onde existe um campo
18- Um tubo de papelão é circundado por dois enrolamentos feitos com d