Indique em ordem, se a frase é falsa (F) ou verdadeira (V).

1 - Existe uma f e m induzida em um fio, que se desloca paralelamente a um campo magnético, se o fio está avançando na direção oposta à do campo magnético.

2 - Um campo magnético constante pode ser usado para produzir uma corrente elétrica.

3 - A f e m em uma barra condutora de comprimento L que se move perpendicularmente a um campo magnético é inversamente proporcional à velocidade da barra.

4 - Um fluxo magnético constante através de uma espira condutora induz uma f e m .

5 - De acordo com a Lei de Lenz, o sentido da corrente induzida numa espira condutora sempre gerará um campo magnético na direção oposta ao campo externo aplicado.

a) F V F F F

b) V F F V F

c) F V F V V

d) V F V F F

e) F V V F V

Passo 1

Eaee!!! Belezinha? Olha.. basicamente nessa questão temos algumas afirmações sobre a relação entre o magnetismo e a eletricidade.

Nesse sentido, vamos analisar uma por uma devagarzinho para podermos definir se é verdadeira ou falsa a alternativa, certinho?

Então bora lá!!!

Passo 2

Na primeira afirmativa ele diz que “Existe uma f e m induzida em um fio, que se desloca paralelamente a um campo magnético, se o fio está avançando na direção oposta à do campo magnético.”

Hmmmm... pera pera pera.. vamos analisar...

Sabe-se que, se um fio percorrido por uma corrente está em um campo magnético, surge sobre ele uma força dada por F = i l → × B → .

No entanto, sabe-se que o produto vetorial é nulo para vetores em direções iguais.

Portanto, como a corrente e o campo magnético são paralelos, a força resultante é nula!!

Assim, essa afirmativa é FALSA!!

Passo 3

Na segunda alternativa, temos que “Um campo magnético constante pode ser usado para produzir uma corrente elétrica.”

Bom... para que um campo magnético gere corrente em um fio circular, deve haver variação na quantidade de fluxo que atravessa a área delimitada pelo fio.

Tal variação pode ser resultado da variação da intensidade do campo ou da variação da quantidade de linhas de campo perpendiculares a área do fio.

Nesse último caso, o campo permanece constante, variando apenas a área efetiva do fio.

Dessa forma, essa afirmação é VERDADEIRA!

Passo 4

Na terceira alternativa, vemos que “A f e m em uma barra condutora de comprimento L que se move perpendicularmente a um campo magnético é inversamente proporcional à velocidade da barra.”

Bom... vamos relembrar a expressão que conecta essas grandezas: F = q v → × B → .

Considerando os termos como não nulos, precisamos lembrar que o resultado do produto vetorial é perpendicular aos vetores multiplicados. Então a força submetida à barra é perpendicular ao plano que contém v → e B → . E como v → é um fator, a força é diretamente proporcional a v → .

Assim, essa alternativa é FALSA!!

Passo 5

Na quarta alternativa, temos que “Um fluxo magnético constante através de uma espira condutora induz uma f e m .”

Vamos relembrar aqui a seguinte expressão:

∮ E   d l = - d Φ d t

Perceba que se caso a variação de fluxo seja nula, então d Φ d t = 0 .

Assim, também significa dizer que ∮ E   d l = 0 . O que implica que não há corrente induzida!

Assim, essa alternativa é FALSA!!

Passo 6

Na quinta alternativa, vemos que “De acordo com a Lei de Lenz, o sentido da corrente induzida numa espira condutora sempre gerará um campo magnético na direção oposta ao campo externo aplicado.”

Bom... a Lei de Lenz indica que o campo induzido é oposto à variação do campo externo, ou seja, por exemplo, caso o campo externo esteja para cima e diminuindo, o campo induzido também estará para cima, se opondo à diminuição.

Portanto, nesse caso, ambos os campos estarão no mesmo sentido.

Assim, essa alternativa também é FALSA!!

Entendeu direitinho? Responde aee ;)

Resposta

a) F V F F F

Exercícios de Livros Relacionados

20- Uma barra metálica com 1.50m de comprimento é puxada para a direita a 5.0m / s regulares e perpendicularmente a um campo magnético uniforme de 0.750T . A barra desliza sobre trilhos metálicos para
17- Use a lei de Lenz para determinar o sentido da corrente induzida que passa no resistor a b indicado na Figura 29.33 , quando ( a ) a chave S é aberta depois de ficar fechada durante alguns minutos
15- Um anel circular está em uma região do espaço onde existe um campo magnético uniforme, como indica a Figura 29.31 . O campo magnético está entrando no plano da figura. Determine o sentido (horário
18- Um tubo de papelão é circundado por dois enrolamentos feitos com dois fios isolados, formando espiras em sentidos contrários, como indica a Figura 29.34 . Os terminais a e b do enrolamento A podem
16- A corrente na Figura 29.32 obedece a equação I t = I 0 e - b t . Em que b0 . Determine o sentido (horário ou anti-horário) da corrente induzida na bobina redonda para t0 .