6 . Na figura a seguir vemos duas espiras circulares de mesmo eixo separadas por uma distância x grande comparada com R . A espira de raio R se encontra fixa e por ela circula uma corrente estacionária de intensidade I e sentido mostrado na figura, enquanto a espira de raio r se move com velocidade constante ao longo do eixo comum, podendo se aproximar ou se afastar da espira de raio R .

Nessa situação, podemos afirmar que:

Escolha uma:

a . Se a espira de raio r se afasta da espira de raio R , a corrente induzida na espira de raio r terá sentido oposto ao da corrente da espira de raio R .

b . Se a espira de raio r se aproxima da espira de raio R , a corrente induzida na espira de raio r terá o mesmo sentido da corrente da espira de raio R .

c . Se a espira de raio r se afasta da espira de raio R , a corrente induzida na espira de raio r terá o mesmo sentido da corrente da espira de raio R .

d . Não haverá corrente induzida na espira de raio r , independentemente do sentido de seu movimento.

e . A corrente induzida na espira de raio r terá o mesmo sentido da corrente na espira de raio R , independentemente do sentido de seu movimento.

Passo 1

Vem comigo que a gente mostra para essa questão quem manda!

A espira de raio R tem uma corrente circulando por ela, então ela gera um campo magnético, usando a regra da mão direita a gente consegue ver que esse campo na região delimitada por ela é na direção x para cima.

Então esse campo passa pela espira de raio r , logo temos um fluxo de campo essa expira, quando ela se move para cima ou para baixo teremos variação do fluxo de campo que passa por essa expira.

Passo 2

Então nesse problema vamos usar a lei de Lenz, ela descreve que quando o fluxo do campo magnético aumenta, a gente vai ter uma corrente induzida, no condutor que sofreu essa variação, em um sentido que crie um campo magnético para impedir o aumento deste fluxo.

Ao contrário, quando o fluxo do campo magnético diminuí, ela tem um sentido que cria um campo induzido com o objetivo de aumentar esse campo, tentando impedir que ocorra uma diminuição do fluxo.

Passo 3

Então quando a espira de raio r se aproxima da de raio R o fluxo do campo aumenta sobre a espira de raio r .

Então ela terá uma corrente induzida no sentido contrário ao da espira de raio R que gera um campo no sentido contrário ao da espira de raio R para impedir o aumento desse fluxo.

Quando a espira de raio r se afasta da espira de raio R o fluxo do campo diminui sobre a espira de raio r .

Então ela terá uma corrente induzida no mesmo sentido ao da espira de raio R que gera um campo no mesmo sentido ao da espira de raio R para impedir a diminuição do fluxo.

Então a única alternativa correta é a letra c .

Resposta

c . Se a espira de raio r se afasta da espira de raio R , a corrente induzida na espira de raio r terá o mesmo sentido da corrente da espira de raio R .

Exercícios de Livros Relacionados

20- Uma barra metálica com 1.50m de comprimento é puxada para a direita a 5.0m / s regulares e perpendicularmente a um campo magnético uniforme de 0.750T . A barra desliza sobre trilhos metálicos para
17- Use a lei de Lenz para determinar o sentido da corrente induzida que passa no resistor a b indicado na Figura 29.33 , quando ( a ) a chave S é aberta depois de ficar fechada durante alguns minutos
15- Um anel circular está em uma região do espaço onde existe um campo magnético uniforme, como indica a Figura 29.31 . O campo magnético está entrando no plano da figura. Determine o sentido (horário
18- Um tubo de papelão é circundado por dois enrolamentos feitos com dois fios isolados, formando espiras em sentidos contrários, como indica a Figura 29.34 . Os terminais a e b do enrolamento A podem
16- A corrente na Figura 29.32 obedece a equação I t = I 0 e - b t . Em que b0 . Determine o sentido (horário ou anti-horário) da corrente induzida na bobina redonda para t0 .