Uma espira condutora quadrada encontra-se com sua metade imersa em um campo magnético uniforme, perpendicular ao plano da espira e que aponta para fora da página. Se o campo magnético começa a diminuir rapidamente de intensidade, podemos dizer que a espira:

  1. Será empurrada para cima
  2. Será empurrada para baixo
  3. Será puxada para a esquerda em direção à região do campo magnético
  4. Será puxada para a direita, para fora da região do campo magnético
  5. A tensão nos fios aumentará, mas a espira não entrará em movimento

Passo 1

Antes de mais nada, temos uma espira condutora e, por essa razão, se houver uma fem induzida, haverá uma corrente induzida. No caso da questão, repare que o campo magnético está saindo do plano da página. Além disso, esse campo, está diminuindo com o tempo, o que significa que o a intensidade do campo através da área da espira está diminuindo com o tempo.

Portanto, pela lei de Lenz, aparece uma corrente induzida tal que o campo que ela cria tende a aumentar esse campo na direção e sentido saindo da página.

Para que esses sejam a direção e sentido do campo induzido, então a corrente induzida que deve aparecer na espira quadrada deve estar no sentido anti-horário.

Passo 2

Agora que já sabemos que o sentido da corrente induzida na espira condutora, temos que saber o sentido que a espira tem após o campo magnético começar a diminuir.

Para isso, a devemos usar a expressão seguinte para a força

F → = I i n d   L →   × B →

em que   L → é o vetor na direção e sentido que a corrente passa no comprimento considerado, como mostra a figura abaixo.

Como a gente não precisar calcular o módulo desse força, basta aplicar a regra da mão direita para o produto vetorial   L → × B → para saber a direção e sentido da força.

Se você coloca a ponta dos seus dedos no sentido e direção de   L → (tenta acompanhar junto com a figura acima!) e coloca a palma da sua mão na direção e sentido de   B → , o seu polegar dará o sentido e direção de   F → . Sacou? Se não, olha para figura, coloca sua mão direita do lado dela e tenta reproduz o que falei para você agora...pode te ajudar ;-)

Neste caso,   F → está direcionada para a esquerda.

Resposta

Portanto, a resposta correta é a letra c).

Exercícios de Livros Relacionados

20- Uma barra metálica com 1.50m de comprimento é puxada para a direita a 5.0m / s regulares e perpendicularmente a um campo magnético uniforme de 0.750T . A barra desliza sobre trilhos metálicos para
17- Use a lei de Lenz para determinar o sentido da corrente induzida que passa no resistor a b indicado na Figura 29.33 , quando ( a ) a chave S é aberta depois de ficar fechada durante alguns minutos
15- Um anel circular está em uma região do espaço onde existe um campo magnético uniforme, como indica a Figura 29.31 . O campo magnético está entrando no plano da figura. Determine o sentido (horário
18- Um tubo de papelão é circundado por dois enrolamentos feitos com dois fios isolados, formando espiras em sentidos contrários, como indica a Figura 29.34 . Os terminais a e b do enrolamento A podem
16- A corrente na Figura 29.32 obedece a equação I t = I 0 e - b t . Em que b0 . Determine o sentido (horário ou anti-horário) da corrente induzida na bobina redonda para t0 .