Considere um capacitor de placas circulares e paralelas de raio R , cuja distância d entre elas é muito menor que R . Ele encontra-se inicialmente descarregado e começa então a ser carregado por meio de uma corrente cuja intensidade diminui com o tempo, fornecida por fios conectados às placas. Sobre essa situação, considere as afirmativas abaixo:

  1. O campo elétrico gerado entre as placas do capacitor é não-estacionário.
  2. O campo magnético gerado entre as placas do capacitor é não-estacionário.
  3. As linhas do campo magnético gerado entre as placas do capacitor serão circulares e paralelas às placas.

São CORRETAS as afirmativas:

  1. Somente I
  2. Somente I I
  3. Somente I I I
  4. I , I I e I I I
  5. Somente I e I I
  6. Somente I e I I I
  7. Somente I I e I I I
  8. Nenhuma delas

Passo 1

Se a corrente elétrica varia com o tempo, isso significa que as cargas que vão sendo acumuladas nas placas do capacitor também variam com o tempo. Portanto, como o campo elétrico que aparece entre as placas é devido a essas cargas, então este campo também varia com o tempo.

Assim o campo elétrico é não-estacionário: varia com o tempo. O item I está CORRETO.

Agora, campo elétrico variando com o tempo dá origem a um campo magnético variando com o tempo. Por isso, o campo magnético também é não-estacionário e isso faz do item I I CORRETO.

Passo 2

Como o problema disse que as placas estão muito próximas uma da outra, então o campo elétrico é perpendicular às placas e podemos desprezar os efeitos de bordas, ou seja, o campo elétrico não vaza para fora do volume entre as placas.

Por isso, como esse campo varia com o tempo, ele faz surgir uma corrente de deslocamento i d na região entre as placas que, por sua vez, é uma fonte de campo magnético.

Como i d está na mesma direção do campo elétrico, então pela regra da mão direita, o campo magnético que ela gera é circular, como no caso do campo produzido por um fio retilíneo, e está sempre contido em planos paralelos aos planos das placas circulares.

Então, o item I I I está CORRETO.

Resposta

Letra d).

Exercícios de Livros Relacionados

20- Uma barra metálica com 1.50m de comprimento é puxada para a direita a 5.0m / s regulares e perpendicularmente a um campo magnético uniforme de 0.750T . A barra desliza sobre trilhos metálicos para
17- Use a lei de Lenz para determinar o sentido da corrente induzida que passa no resistor a b indicado na Figura 29.33 , quando ( a ) a chave S é aberta depois de ficar fechada durante alguns minutos
15- Um anel circular está em uma região do espaço onde existe um campo magnético uniforme, como indica a Figura 29.31 . O campo magnético está entrando no plano da figura. Determine o sentido (horário
18- Um tubo de papelão é circundado por dois enrolamentos feitos com dois fios isolados, formando espiras em sentidos contrários, como indica a Figura 29.34 . Os terminais a e b do enrolamento A podem
16- A corrente na Figura 29.32 obedece a equação I t = I 0 e - b t . Em que b0 . Determine o sentido (horário ou anti-horário) da corrente induzida na bobina redonda para t0 .