No lançamento oblíquo, podemos afirmar que o movimento resultante tem uma trajetória que é uma composição de movimentos nos eixos horizontal e vertical, respectivamente. Esses movimentos são classificados como:

(a) movimento uniforme e movimento uniformemente variado.

(b) movimento uniformemente variado e movimento uniformement.e variável.

(c) movimento uniforme e movimento uniforme.

(d) movimento uniforme e movimento curcular.

(e) movimento uniformemente variado e movimento uniforme

Passo 1

E aí pessoal!!! Vamos resolver mais uma questão!!!

Pra gente classificar movimento em uniforme ou uniformemente variado o que que temos que analisar?

Ou seja, o que diferencia esses tipos de movimento?

A aceleração!!!!

Já que no movimento uniforme temos a velocidade constante, ou seja, aceleração nula e no movimento uniformemente variado temos a velocidade variando linearmente, ou seja aqui, a aceleração é diferente de zero!

Passo 2

Em um lançamento oblíquo, nós podemos separar o vetor velocidade em suas componentes nas direções x e y, que são V e V y . Beleza?

Olhando para a aceleração em um lançamento obliquo, vemos que temos a aceleração da gravidade g que tá na direção y. Opa!! Temos uma aceleração nessa direção.

Na direção x não temos aceleração. Por isso, a componente V x permanece a mesma em todo o lançamento. Repara isso ali na imagem.

Já na direção y, como temos a aceleração da gravidade, V y muda. No ponto mais alto, a componente em y é nula (o módulo dela variou, devido a aceleração), já que, como a bolinha já subiu tudo o que ela podia subir, ela para (momentaneamente) e começa a cair (a componente V y muda de sentido).

Ou seja, em x temos um movimento uniforme.

Em y temos um movimento uniformemente variado.

Resposta

Alternativa (a)

Exercícios de Livros Relacionados

Suponha que o ângulo inicial α 0 da Figura 3.26 seja 42,0 ° e que d seja igual a 3,0 m. Onde o dardo e o macaco se encontrarão, se a velocidade inicial do dardo for a) 12,0 m/s? b)...
Na Figura 3-35, qual é a rapidez inicial mínima que o dardo deve ter para atingir o macaco antes que este chegue ao chão, que está 11,2 m abaixo da posição inicial do macaco, se xx...
Galileu mostrou que, se os efeitos da resistência do ar são ignorados, os alcances de projéteis (no mesmo nível) cujos ângulos de projeção diferem de 45°, para mais e para menos, d...
Dentro do carro, um motorista atira verticalmente para cima um ovo, que atinge uma altura máxima justo abaixo do teto, 65 cm acima do ponto de lançamento. Ele recupera o ovo na mes...