Seja f : R2 ��→ R uma função qualquer. Decida se cada uma das cinco afirmações abaixo é verdadeira ou falsa.

c. Se f é uma função de classe C 2 em R 2 , então as funções ∂ f ∂ x e ∂ f ∂ y são diferenciáveis em R 2 .

Passo 1

A afirmação c é verdadeira. Se f é uma função de classe ( C 2 ) em ( R 2 ) , isso significa que a função f possui derivadas parciais de primeira e segunda ordem contínuas em relação a ambas as variáveis x e y em todo o ( R 2 ) . Nesse caso, as derivadas parciais ( ∂ f ∂ x ) e ( ∂ f ∂ y ) existem e são funções contínuas em ( R 2 ) .

Passo 2

Agora, para uma função ser diferenciável em um ponto específico, suas derivadas parciais em relação a cada variável também precisam ser contínuas nesse ponto. Dado que as derivadas parciais ( ∂ f ∂ x ) e ( ∂ f ∂ y ) são contínuas em todo o ( R 2 ) devido à hipótese de ( C 2 ) , elas também são diferenciáveis em todo o ( R 2 ) .

Portanto, a afirmação c é verdadeira: se f é uma função de classe ( C 2 ) em ( R 2 ) , então as funções ( ∂ f ∂ x ) e ( ∂ f ∂ y ) são diferenciáveis em ( R 2 ) .

Resposta

Verdadeira.

Exercícios de Livros Relacionados

Desenhe a superfície e o plano tangente no ponto dado. (Escolha o domínio e o ponto de vista de modo a ver tanto a superfície quanto o plano tangente.) Em seguida, dê zoom até que a superfície e o pla
Desenhe o gráfico de f e de seu plano tangente no ponto dado. (Utilize um sistema de computação algébrica tanto para calcular as derivadas parciais quanto para traçar os gráficos da função e de seu pl
Em qual ponto do paraboloide y = x 2 + z 2 o plano tangente é paralelo ao plano x + 2 y + 3 z = 1 ?
Existem pontos no hiperboloide x 2 - y 2 - z 2 = 1 nos quais o plano tangente é paralelo ao plano z = x + y ?