Uma barra isolante fina é posicionada sobre o eixo O x de um sistema de coordenadas, como mostrado na figura abaixo. O eixo O y é perpendicular à barra e a origem O do sistema coincide com o seu ponto médio. A distribuição de cargas na barra é tal que sua metade à direita está uniformemente carregada com uma densidade linear de carga λ ( λ > 0 ) e sua metade à esquerda está uniformemente carregada com uma densidade linear de carga - λ . Sobre essa situação, considere as seguintes alternativas:

(I) Para todos os pontos sobre o eixo O y , o campo elétrico aponta no sentido negativo de O x .

(II) Para pontos sobre o eixo O y , é possível determinar a intensidade do campo elétrico conhecendo apenas o potencial elétrico sobre esses pontos.

São corretas as alternativas:

(a) Apenas I

(b) Apenas II

(c) Nenhuma delas

(d) Todas elas

Passo 1

Vamos olhar cada uma das frases

I – O eixo O y passa exatamente no meio da nossa barra. Vamos ver o campo elétrico gerado por um pedacinho da parte esquerda da barra a uma distância x da origem e por um pedacinho da barra da parte da direita esquerda também a uma distância x da origem.

Temos que as componentes verticais dos campos dos dois pedacinhos irão se cancelar, assim sobrando somente uma componente horizontal do campo apontando para a esquerda (sentido negativo de O x ).

Já que para cada pedaço infinitesimal da parte direita da barra haverá um pedaço na parte esquerda da barra a mesma distância da origem, temos que a soma dos campos das duas barras tem que ser também horizontal apontando para o sentido negativo de O x . Logo a frase é verdadeira.

II – Vamos lembrar como se relaciona o campo elétrico com o potencial

E → = - ∇ V

Ou seja, para sabermos quanto vale o campo em um dado ponto do espaço temos que saber quanto é o gradiente do potencial elétrico nesse ponto e não o valor do potencial nesse ponto!

Só para ilustrar, o potencial que essa barra gera sobre o eixo O y é 0 . Isso te conta algo sobre o campo? Não! Então essa frase está errada!

Resposta

(a)

Exercícios de Livros Relacionados

Uma barra de plástico tem a forma de um circunferência de raio R = 8,20 cm. A barra possui uma carga Q 1 = +4,20 pC uniformemente distribuída ao longo de um quarto de circunferência e uma carga Q 2 =
A Fig. abaixo mostra uma barra fina de plástico que coincide com o eixo x. A barra tem um comprimento L = 12,0 cm e uma carga positiva uniforme Q = 56,1 fC uniformemente distribuída. Com V= 0 no infin
O rosto sorridente da Fig. Abaixo é formado por três elementos: 1: Uma barra fina com uma carga de -3,0μ C e a forma de uma circunferência completa com 6,0c m de raio; 2: Uma segunda barra fina com um
Qual é o módulo do campo elétrico no ponto 3,00 i ^ - 2,00 j ^ + 4,00 k ^ m se o potencial elétrico é dado por V = 2 x y z 2 , em que V está em volts e x, y e z estão em metros?
Um elétron é colocado no plano xy, onde o potencial elétrico varia com x e y de acordo com os gráficos da figura abaixo (o potencial não depende de z) . Em termos dos vetores unitários, qual é a força