Responde Aí

Considere as seguintes três distribuições estacionárias de corrente: (I) Corrente ao longo de um anel circular; (II) Corrente ao longo das geratrizes (ou seja, na direção do eixo) de uma superfície cilíndrica circular muito longa (“infinita”), e (III) solenoide muito longo (“infinito”). Em qual dessas situações é conveniente usar a Lei de Ampère para determinar o campo magnético resultante?

  1. Somente a I
  2. Somente a II
  3. Somente a III
  4. I e II
  5. I e III
  6. II e III

Passo 1

Para calcular o campo de um anel circular nós utilizamos a Lei de Biot-Savart. Ampère não é conveniente pois não conhecemos o aspecto do campo e portanto não podemos escolher uma Amperiana adequada. Ou seja, a I não funciona com Ampère.

Passo 2

Corrente fluindo pelo eixo de um cilindro é trabalho para a Ampère. O campo vai ter um aspecto radial e podemos escolher uma Amperiana circular. A II funciona.

Passo 3

O campo dentro de um solenoide infinito é paralelo ao seu eixo. Fora dele temos campo zero, portanto pode ser calculado escolhendo-se uma Amperiana retangular, onde um dos lados passa paralelo ao eixo, dois são perpendiculares e o último fica fora do solenoide. A III funciona!

Resposta

Letra f

Exercícios de Livros Relacionados

41- Um supercondutor do tipo I I em um campo magnético exter
A figura 29-86 mostra uma seção reta de um condutor cilíndri
81- Um plano infinito que conduz uma corrente. Condutores re
82- Condutores retilíneos longos, com seções retas quadradas